PROIFES-Federação discute educação superior em eventos da CONADU e IEAL

No mês de maio, o PROIFES-Federação contribuirá nos debates sobre a educação superior. Nos dias 6 e 7, participará da reunião do Conselho de Presidentes e Secretários Gerais dos Sindicatos da Internacional de Educação da América Latina (IEAL) em Santo Domingo, na República Dominicana.

Nos dias 23 e 24 de maio, em Córdoba, na Argentina, o presidente da Federação Eduardo Rolim de Oliveira e o diretor de assuntos internacionais Gil Vicente Reis de Figueiredo, representarão o PROIFES no I Encontro Universitário Rumo ao Movimento Pedagógico Latino Americano, promovido pela Federação Nacional de Docentes Universitários da Argentina (CONADU).

O encontro abordará um dos temas centrais para o debate de uma nova reforma das universidades e para a construção de uma nova agenda de política universitária: a hierarquia do ensino e a melhoria nas condições de trabalho dos professores como fator decisivo para assegurar o direito à educação superior.

Os dois eventos são preparatórios para o II Encontro Rumo a um Movimento Pedagógico Latino Americano da IEAL que ocorrerá de 19 a 21 de setembro no Brasil, no Recife, e que coincidirá com o aniversário de nascimento do educador e filósofo Paulo Freire.

Na visão da CONADU, na última década, um número significativo de governos latino-americano tem assumido e impulsionado importantes reivindicações históricas dos movimentos sociais e das organizações sindicais. Por isto, é necessário avançar ainda mais neste caminho, aprofundá-lo e acumular maior força social em apoio às medidas necessárias para produzir mudanças positivas à educação. Neste sentido que a organização convida os trabalhadores e trabalhadoras da educação para construir esta visão alternativa em todas as frentes, em particular ao debate e a construção de uma proposta global para a política educacional avançando no curso emancipador do processo político e social na América Latina.

Confira

aqui

a programação.


Mécia Menescal – Assessora de Comunicação



PROIFES-Federação



[email protected]



@proifesfederal