Direção da ADUFMS e professores promovem dia de aula pública



mariuza 2


Fotos: Gerson Jara/ADUFMS

Como forma de sensibilizar a comunidade universitária sobre os motivos de indicativo de greve da categoria docente, dirigentes da

ADUFMS

promoveram nesta quinta-feira aulas públicas em pontos de concentração de alunos/as e professores/as no

Campus

de Campo Grande da UFMS. A primeira exposição de 20 minutos, realizada pela professora Mariuza Camillo (

foto ao lado e última foto

), aconteceu no corredor da unidade VI, envolvendo alunos de Pedagogia, Ciências Sociais e Biologia. Os/as demais dirigentes fizeram panfletagens em salas de aula. Outros/as professores/as, na capital e nos

campi

do interior, aproveitaram o momento para conversar com os/as estudantes, explicando os eixos da campanha salarial, a situação das universidades, a economia do país e as consequências do corte de verbas para a área educacional.

Em Campo Grande, Mariuza destacou os pontos da campanha salarial, acrescentando que o movimento paredista tem o propósito de ir além da questão do reajuste nos vencimentos e da reestruturação da carreira docente: é também contra o corte de verbas para o Ministério da Educação e para pressionar o Congresso para retirada PL 4.330 do Senado. O 4.330 estimula a terceirização na administração direta, autarquias e fundações, pondo em risco a realização dos concursos públicos.


stefanes


A professora também mencionou a necessidade de garantir formas de financiamento e permanência dos/das alunos/as nas universidades, liberando recursos emergenciais para a assistência estudantil, bolsas tutoriais e de iniciação científica.

Na segunda aula, no corredor central do CCHS, o professor Marco Aurélio Stefanes (

foto à esquerda

) deixou claro que a comunidade universitária não pode aceitar que os custos do ajude fiscal recaia, mais uma vez, sobre as costas dos/das servidores/as públicos/as. Apontou que o governo federal tem outras formas de reduzir os gastos e incrementar a receita. Para tanto, basta ter vontade política.

Depois aconteceu nova aula em frente ao RU (Restaurante Universitário), com panfletagens e exposição sobre os pontos de reivindicações específicas e gerais apresentadas ao governo federal, todas sem nenhuma resposta afirmativa, com os técnicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão reforçando a política de reduzir os gastos da máquina pública.

Ainda em Campo Grande, à noite, na unidade VI da UFMS, o presidente da

ADUFMS

, José Carlos da Silva, e o professor Paulo Cesar Duarte Paes discursaram fora e dentro das salas de aula sobre as reivindicações específicas da docência e a situação geral da universidade pública. “O que nós estamos discutindo não se trata apenas da questão salarial”, disse José Carlos, ao falar, em seguida, do corte de 30% dos recursos destinados às universidades federais, o que atinge, além de professores/as, estudantes e funcionários/as técnico-administrativos/as. Estudantes que apoiam o movimento docente falaram da necessidade de unificação da pauta de reivindicações porque tanto professores/as quanto alunos/as estão sendo atacados/as em seus direitos.

Nas ações ficou patente o interesse por informações sobre o indicativo de greve, com muitos/muitas se mostrando interessados/as em participar da Assembléia Geral marcada para o próximo dia 26, 8h, na sede da

ADUFMS

em Campo Grande e demais

campi

do interior.


mariuza

No

Campus

de Aquidauana (CPAQ), também na quinta-feira 14, foram realizadas visitas aos/às professores/as e funcionários/as em suas salas, principalmente os/as docentes não-filiados/as. Foram discutidas a conjuntura, as pautas de reivindicação do Fórum dos Servidores Públicos Federais e as especificidades da pauta dos/as professores/as federais. Por meio de mensagens via

e-mail

,


sensibilizaram-se todos/todas os/as professores/as a conversar com seus/suas alunos/as. A diretora da

ADUFMS

no CPAQ, professora Ana Paula Salvador Werri, falou na abertura do V Seminário de Ensino de História sobre a situação do Magistério Superior federal.


Assessoria de Imprensa da ADUFMS