Palestra desta sexta-feira aborda “Software Livre e a Liberdade de Informação



???????????????????????????????


Prof. Dr. Fábio Viduani

O ciclo de palestra organizada pelo Comando de Greve da UFMS aborda nesta sexta-feira, às 14h , no anfiteatro do CCHS,  o tema “Software Livre e a Liberdade de Informação, a ser ministrada pelos professores doutores da Faculdade de Computação – Facom, Marco Aurélio Stefanes, e Fábio Henrique Viduani Martinez.






Prof. Dr. Marco Aurélio Stefanes

Os docentes na ocasião farão o balanço da evolução tecnológica da computação, impactos na sociedade e no comportamento humano, o papel das redes sociais no mundo da informação, as vantagens da adoção de sistemas livres nas organizações, a formulação de políticas públicas para a sua popularização e o papel da universidade na pesquisa e inovações tecnológicas na área.

Marco Aurélio Stefanes formado em Ciências da Computação. É Mestre Doutor em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: Algoritmos Paralelos de Granularidade Grossa em Grafos Bipartidos Convexos, Ano de Obtenção: 2003. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Computabilidade e Modelos de Computação. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação. É coordenador do CTIE (Centro Tecnológico em Informática e Eletrônica) da UFMS.

Já Fábio Henrique Viduani Martins possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em Bioinformática pela Universität Bielefeld (2014). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em algoritmos.