NOTA DE APOIO AO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DA UFMS, ‘CAMPUS’ DE TRÊS LAGOAS



ricardi-ojeda



Movimento dos/as estudantes universitários/as e secundaristas tem legitimidade

(Foto: Ricardo Ojeda/Perfil News)

Nós, Diretoria da

ADUFMS-Sindicato

, nos manifestamos em apoio aos/às estudantes, que em um gesto de coragem, ocuparam as dependências da Unidade II do

Campus

de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPTL-UFMS) em defesa de seus direitos de estudar em universidade pública, gratuita e de qualidade, tendo respeitada a sua função precípua de ensino, pesquisa e extensão, com professores bem-remunerados, com carga horária disponível para a formação de excelência a que se propõem.

O movimento dos/as estudantes universitários/as e secundaristas encontra legitimidade porque que todos esses direitos duramente conquistados por meio da Constituição Federal de 1988 estão hoje em risco de ser seriamente comprometidos, se confirmada pelo Senado Federal a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 (55) e do Projeto de Lei Complementar (PLP) 257 (agora Projeto de Lei da Câmara – PLC 54).

Não bastassem essas propostas, o governo federal baixou a Medida Provisória (MP 746/2016), que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendo estrutura diferenciada no ensino médio, definindo um projeto tecnicista de formação para os/as filhos/as da classe trabalhadora, retomando a dualidade prevista na Lei 5.692/1971, da ditadura civil-militar, que à época alterou a LDB 4.024/1961, que promovia a isonomia na educação nacional, a exemplo da legislação que era vigente até o início do Governo Temer.

A defesa dos serviços públicos, especialmente os de cunho social que têm como principal objetivo o atendimento à população que deles necessita, é dever de todos/as os/as cidadãos/ãs. Empenhamos nosso apoio e solidariedade ao movimento de ocupação da UFMS,

Campus

de Três Lagoas.

NENHUM DIREITO A MENOS!



DIREÇÃO DA ADUFMS-SINDICATO



GESTÃO AUTONOMIA SINDICAL – 2016-2018