Turine recua e nomeia primeira colocada em consulta eleitoral para dirigir Câmpus de Coxim



TURINE ESTUDANTES 12-06-2017




12-06-2017

– em reunião na Reitoria, estudantes da Faed cobram de Turine

(centro)

nomeação do mais votado para dirigir a Faculdade

(foto: Secom-UFMS)



Reitor deve empossar nesta segunda-feira 19 as novas direções de unidades setoriais em que houve consulta eleitoral;  cerimônia está prevista para começar às 8h, na Sala de Atos da Reitoria em Campo Grande.

Após quase um mês, quando sob

protestos oficializou o Professor Doutor Marcelo Rocha Barros Gonçalves

, segundo colocado na consulta eleitoral proporcional realizada dia 4 de maio deste ano para escolha do/a diretor/a do Câmpus de Coxim da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPCX-UFMS), o reitor Marcelo Augusto Santos Turine muda sua decisão e nomeia a Professora Doutora Eliene Dias de Oliveira, a mais votada entre os três segmentos (docentes, estudantes e técnicas/os administrativas/os), para dirigir aquela unidade setorial.

A nomeação de Eliane e a consequente revogação da medida anterior contida na

Portaria 619/2017

ocorreu por meio da

Portaria 724/2017

publicada na edição desta sexta-feira 16 do Boletim de Serviço da UFMS. Na mesma decisão, a Reitoria definiu que a contagem dos quatro anos em que a docente exercerá o cargo de diretora do CPCX começa a partir do próximo domingo 18.



O reitor deve empossar nesta segunda-feira 19 as novas direções de unidades setoriais em que houve consulta eleitoral.  A cerimônia está prevista para começar às 8h, na Sala de Atos da Reitoria em Campo Grande.


Com a nomeação da primeira colocada na consulta em Coxim


resta agora resolver a situação de indignação provocada na comunidade universitária da Faculdade de Educação (Faed-UFMS) em Campo Grande


, onde foi nomeada a Professora Doutora Ordália Alves de Almeida, segunda colocada,

em detrimento do mais votado

, o Professor Doutor Antônio Carlos do Nascimento Osório.

Sob a manifestação de estudantes em frente à Reitoria e a repercussão do caso na imprensa, o reitor Turine recebeu na segunda-feira 12 de junho estudantes da Faed. Nessa reunião, conforme

release

publicado no

site

da UFMS, a estudante Agnes Duailibi, do movimento estudantil do Curso de Pedagogia, fez a seguinte observação a Turine:

“Nós acreditamos que essa decisão [nomeação da segunda colocada] é muito delicada. E que, no caso da primeira eleição da FAED, a escolha da comunidade não foi ouvida pela Administração Central da UFMS.”

Segundo o mesmo texto, Turine, a exemplo do que já vinha fazendo via assessoria de imprensa da Universidade, insistiu que nomeou a nova direção da Faed baseado em “critérios técnicos como capacidade de diálogo institucional, competência e comprometimento com essa etapa inicial de construção da nova Faculdade de Educação.”

Fica implícito nessa consideração que a Reitoria ‘pisoteou’ a comunidade universitária da Faed (acadêmicas/os, professoras/es e técnicas/os administrativas/os) apontando esses segmentos como ‘não-qualificados’ para escolher democraticamente a direção da unidade. Menosprezou! Até porque ignorou a vontade das/os votantes.

Coloca-se a seguinte questão: com que base se discute escolha técnica, quando não existe uma preparação para dirigentes no serviço público? Os cargos eletivos têm critérios definidos pela própria comunidade acadêmica, de cada unidade administrativa.






Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato