Que as festas de final de ano nos reenergizem!






Docentes da UFMS no Grito das Excluídas e dos Excluídos (foto: Arnor Ribeiro/ADUFMS-Sindicato, 7-09-2017)

Dois mil e dezessete foi um ano de muitas dificuldades e retrocessos para a classe trabalhadora de nosso país, especialmente para nós, servidores e servidoras públicos.

Mas devemos destacar que não nos deixamos intimidar. Lutamos bravamente em defesa de nossos direitos.

Em 2017, fomos três vezes a Brasília, em manifestações de duzentas mil pessoas, sendo a participação de Mato Grosso do Sul com mais de quarenta ônibus. Fizemos diversas manifestações locais, greve geral com passeata em Campo Grande com mais de setenta mil pessoas.

Nossa luta se mantém viva!

Na luta em defesa da Educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada, travamos duro embate com grupos conservadores. Tivemos algumas vitórias, mas muito há ainda a ser feito.

Destacamos como avanço o início do processo de incorporação ao

Andes- Sindicato Nacional

, o que consideramos salutar para o fortalecimento da luta pela garantia de direitos, tanto nas questões internas da universidade quanto nas lutas mais gerais.

Ressaltamos também a atuação da Assessoria Jurídica da

ADUFMS-Sindicato

que impetrou diversas ações coletivas e retomou processos para resgate de direitos, especialmente das aposentadas, dos aposentados.

Foi relevante a participação de nossos representantes nos colegiados superiores sempre em defesa da UFMS democrática, pública, gratuita e laica.

Enfim, após todas essas batalhas, desejamos que as festas de final de ano nos reenergizem para a luta em 2018, para fazermos frente aos desafios do próximo ano.

A diretoria da

ADUFMS-Sindicato

deseja boas festas a todas e a todos, juntamente com seus familiares, e um profícuo 2018.