Nita Freire recebe nesta quinta-feira 17 em Três Lagoas título de Doutora ‘Honoris Causa’



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato





A Professora Doutora em Educação Ana Maria Araújo Freire recebe nesta quinta-feira 17 o título de Doutora

Honoris Causa

. O ato de entrega da honraria começa às 19 horas no Auditório II do Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPTL-UFMS). A cerimônia faz parte da XIX Semana de Educação no CPTL-UFMS. Organizada pelo Curso de Pedagogia, a semana começou nessa quarta-feira 16 e termina no próximo sábado 19. Tem como tema principal os conceitos e ensinamentos do educador Paulo Freire na área da pedagogia e da educação em geral.

O evento contará com mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos, todos voltados ao tema da educação como ferramenta para uma sociedade melhor.

A coordenadora da semana, Professora Doutora Silvana Bispo, ressalta a importância do evento. “É um marco para a educação de Três Lagoas e região porque traz uma discussão sobre a educação libertadora, crítica e humanizadora na perspectiva de Paulo Freire. Entre os convidados e palestrantes existe uma vasta experiência nos aspectos práticos e teóricos de Paulo Freire. Os conteúdos discutidos e transmitidos serão de grande aproveitamento para os presentes”, afirma.

Homenageada

– Ana Maria Araújo Freire, chamada carinhosamente de Nita por amigas/os, nasceu em Recife (PE), no dia 13 de novembro de 1933. Ana Maria é mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Filha de educadores, casou-se em 1988 com Paulo Freire, educador e importante filósofo brasileiro, cujo trabalho influenciou e ainda influencia a educação dentro e fora do Brasil.

Após a morte do marido em 1997, Ana Maria vem agindo como sucessora legal da obra de Paulo Freire, organizando e publicando os livros inéditos dele e traduzindo obras do pesquisador para outras línguas.

O título Doutora

Honoris Causa

, com o qual Nita Freire será homenageada, representa o reconhecimento do valor da pesquisadora em sua área de atividade e consequentemente na sociedade, por seus méritos e atitudes.


SERVIÇO


XIX Semana de Educação da UFMS




Educar para a libertação: concepções de Paulo Freire


.


QUANDO

: 16 (19h), 17 (19h), 18 (19h) e 19 (7h30min) de maio de 2018


LOCAL

: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus 2 Três Lagoas, avenida Ranulpho Marques Leal, 3484.