21º Curso do Núcleo Piratininga de Comunicação tem inscrições abertas

01 jan, 1970 Adufms

Estão abertas as inscrições para o 21º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), que terá como tema “A mídia de esquerda contra o conservadorismo no Brasil”. O curso – que ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 18 e 22 de novembro – também homenageará Vito Giannotti, um dos idealizadores do NPC, que faleceu em julho.

O Curso do NPC é referência para sindicalistas, jornalistas, militantes sociais, professores e estudantes de comunicação de todo o país, interessados em debater a comunicação de um ponto de vista contra-hegemônico. O Andes-SN participará do curso, como nos últimos anos. Marinalva Oliveira, 1ª vice-presidenta do Andes-SN e encarregada de imprensa do Sindicato Nacional, reafirma a relevância do debate sobre comunicação.

“A imprensa sindical e popular tem papel fundamental na disputa contra-hegemônica e na divulgação das pautas de interesse da classe trabalhadora. Só com equipes de comunicação sindical fortes e consolidadas conseguiremos romper a barreira da imprensa tradicional e levar, inclusive para a nossa base, informação de qualidade e relevância”, afirma a docente. Marinalva também ressalta a importância de as seções sindicais enviarem diretores e jornalistas ao curso, pois ele cumpre um papel importante como espaço de debate e formação continuada dos profissionais e dirigentes da imprensa.

Para realizar a inscrição no curso é necessário entrar no

site

nucleopiratininga.org.br e baixar a ficha de inscrição. Em seguida, basta enviar a ficha preenchida, junto com o comprovante de pagamento da inscrição, para o

e-mail

[email protected]


Programação

A programação do curso também foi divulgada pelo NPC. Haverá mesas sobre os ecos da ditadura nas ruas, política e economia no mundo de hoje, a mídia e o fortalecimento do conservadorismo, a mídia alternativa na luta dos trabalhadores, arte e cultura na periferia, a televisão do Brasil hoje, a cobertura de crimes pela mídia, a Guerra do Contestado, a gentrificação, o jornalista de esquerda como intelectual orgânico da classe trabalhadora e o que aconteceu em junho de 2013. Haverá ainda uma homenagem a Vito Giannotti, um dos criadores do NPC, e seis oficinas que trarão os debates teóricos para a prática.

Confira o fôlder do 21º Curso Anual do NPC

aqui

.



Andes-SN

Compartilhe: