Ações de mobilização são debatidas em reuniões na sede da ADUFMS

Na quinta-feira (11), se iniciou a mobilização para debater a Carreira dos (as) Docentes, a Campanha Salarial e a Pauta Local, que são temas estabelecidos pelo Conselho de Representantes da ADUFMS. Foram realizadas duas reuniões na sede do Sindicato em Campo Grande, uma no período da manhã e outra à tarde.

Nas reuniões foram apresentados pontos sobre as propostas que vem sendo discutidas pelo PROIFES – Federação e pelo ANDES – Sindicato Nacional, bem como a implementada atualmente pelo governo, fruto do acordo assinado pelo PROIFES, em 2012.

Após a apresentação dos citados pontos, intitulado como “Plano de carreira em 20 Passos” foi realizada uma reflexão sobre as implicações de cada uma delas e discutidas as ações possíveis para a superação dos entraves postos na carreira como é o caso da definição de critérios claros para a questão da promoção e da definição de reajustes salariais de forma a contemplar todos os níveis da carreira da mesma forma.

(image) Da Pauta Local, alguns aspectos foram apontados como é o caso da retomada da carga horária de 8h, com a revogação da Resolução 65/2009; a redefinição dos critérios que definem as atribuições para DE; A rediscussão do Estatuto da UFMS criando espaços de participação direta, garantindo espaços democráticos de debates e decisões; e entre outros.

Outras reuniões poderão ser realizadas em Campo Grande após a disponibilização no site da ADUFMS de todo o material que está sendo estudado pela Diretoria para encaminhamento destas pautas, nacional e local.

As reuniões a serem realizadas nos Campi certamente trarão outros aspectos a serem considerados. No dia 27 de junho (sexta-feira), será realizada nova reunião com o Conselho de Representantes, em que as propostas serão sistematizadas e definidas as prioridades na discussão da Carreira, Campanha Salarial e Pauta Local.


Diretoria da ADUFMS-Autonomia Gestão Sindical