ADUFMS apresenta ao COE reivindicações para amenizar impactos do coronavírus na qualidade de ensino

⇶ A SITUAÇÃO de exclusão digital, a manutenção de bolsa para estudantes, a suspensão das atividades acadêmicas previstas nas ementas  e a assinatura  do Termo de Ciência e Responsabilidade pela(o)s servidora(e)s voltaram a ser itens da segunda reunião do Grupo de Trabalho de Pessoal e Ensino, formado por representantes do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e dos Institutos Federais de Ensino, no Estado de Mato Grosso do Sul (Sista-MS), e da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional, com membros do Comitê Operativo de Emergência (COE) da  UFMS, na segunda-feira 13-04-2020.

A reunião por meio do Meet-Google foi realizada para estabelecer diálogo entre as entidades e a Administração, após a suspensão das atividades acadêmicas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus. A professora  Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas  representa a ADUFMS Seção Sindical no GT de Pessoal e Ensino.


Após a primeira reunião ocorrida em 6 de abril, o reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine, manifestou em Comunicado Oficial da Reitoria e do COE, pela TV UFMS, a não-obrigatoriedade de a(o)s servidora(es) assinarem o Termo de Ciência e Responsabilidade novamente, ficando como opcional, com o compromisso de a Administração Central, via COE, ir avaliando a data indicativa de retorno às atividades presenciais, a partir do que forem apontando as análises sobre a pandemia do novo coronavírus.


Mesmo com essas reuniões, a ADUFMS enviou à Reitoria ofício na segunda-feira 13 de abril pedindo suspensão do indicativo de 11 de maio para o retorno às aulas presenciais. A entidade fez uma exposição de motivos que fundamentam também a suspensão total do calendário acadêmico, ou seja, aulas e atividades a distância, bem como a não-retomada de quaisquer formas de serviços didático-pedagógicos presenciais.

O presidente da entidade, Marco Aurélio Stefanes,gravou vídeo explicando as implicações e os motivos para a desconsideração da data-limite.

                                                                                                                          Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional