ADUFMS cobra Assembleia Geral para discutir Future-se





O presidente da

ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional

, Marco Aurélio


Stefanes, esteve reunido com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Augusto Santos Turine para cobrar a ampliação do debate sobre o programa Future-se apresentado pelo Governo Bolsonaro.

Marco Aurélio defendeu que seja feita uma assembleia geral com estudantes, professores/as e técnicas/os administrativas/os para definir o futuro da UFMS, já que não há uma representação proporcional no Conselho Universitário (Coun), com a estrutura da universidade com novos faculdades.

Na última sexta-feira (9) foi realizada uma audiência pública no teatro Glauce Rocha, que ficou lotada. Docentes, técnicas/os administrativas/os e alunas/os se manifestaram contra a iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que pretende “privatizar”o ensino superior público federal.

Na audiência também foi afirmada a participação do corpo docente da universidade na paralisação nacional do setor educação, que fará um protesto nesta terça-feira (13) contra o desmonte da educação pública que teve corte no seu orçamento.

Turine afirmou que o Coun irá decidir o aceite ou não ao programa Future-se, e que terá independência nessa discussão para manter a boa relação com o governo federal e que as entidades representativas têm que cobrar mais recursos para as universidades. Segundo ele, a UFMS conta com recursos de custeio até o próximo mês de setembro.

Na reunião que contou com representantes dos estudantes e técnicos administrativos também foram cobradas as respostas a ofícios da ADUFMS, que questionam a nomeação de uma funcionária da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na assessoria da reitoria e a exigência que os professores parem suas atividades de férias para preencher informações no sistema administrativo da universidade.


Texto: Ítalo Milhomem e Gerson Jara

Revisão: Arnor da Silva Ribeiro



Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato