ADUFMS critica manutenção de serviços não-essenciais por trabalhadoras/es terceirizadas/os na UFMS

Fonte: Midiamax

A direção da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional manifestou, por meio de nota de solidariedade, sua discordância com a manutenção de serviços não-essenciais prestados por trabalhadoras e trabalhadores terceirizados na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A UFMS tomou as devidas providências com docentes, técnicas/os administrativas/os e alunas/os,  porém, tem se omitido em relação às/ aos terceirizadas/os. A ADUFMS avalia que serviços de jardinagem, limpeza e, segurança não devem ser mantidos na mesma proporção de quando as atividades estavam em pleno vigor.  

Diante desse diagnóstico, a Seção Sindical pede à UFMS que tome iniciativas que garantam menor exposição dessas trabalhadoras e desses trabalhadores aos riscos em relação ao novo coronavírus e a garanta seus empregos e salários neste período incerto. 

Íntegra da Nota de Solidariedade

Campo Grande, 23 de março de 2020 

A ADUFMS vem repudiar a manutenção do trabalho dos/as trabalhadores/as terceirizados/as nas unidades da UFMS e solicitar medidas cabíveis. 

Considerando que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tomou providências para proteger docentes, técnicos/as administrativos/as e estudantes, contra a disseminação da COVID-19, ainda que algumas decisões sejam motivo de discussão e debate, esperamos que uma medida mais efetiva seja tomada para proteger também os/as trabalhadores/as das empresas terceirizadas que atendem as unidades acadêmicas da instituição. 

A Universidade está bastante esvaziada, não requer manutenção, limpeza, jardinagem e segurança na mesma proporção de antes e, especialmente no que tange aos/às trabalhadores/as da limpeza e jardinagem, em situação muito mais vulnerável que servidoras/es efetivas/os – e que continuam trabalhando sem nenhuma segurança adicional, consideramos imprescindível drástica diminuição da exposição dessas pessoas aos riscos e garantia por parte das empresas prestadoras de serviços de manutenção dos seus salários e empregos. 

Solicitamos à UFMS especial atenção e urgência nas providências ,

Professor Marco Aurélio Stefanes – Presidente da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional