ADUFMS pede explicação sobre funcionária da Abin cedida à reitoria da UFMS





A diretoria da

ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional

pediu explicação sobre critérios de cedência de uma funcionária dos quadros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para ocupar cargo comissionado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O ofício assinado pelo presidente da

ADUFMS

, Marco Aurélio Stefanes, solicitando informações, foi protocolado na tarde desta sexta-feira 26 na reitoria da UFMS.

No documento direcionado ao reitor Marcelo Augusto Santos Turine, a direção da

Seção Sindical

faz os seguintes questionamentos: “a cedência foi a pedido da servidora [da Abin] ou por solicitação da UFMS?”; “qual o caráter dessa cedência?”; “que atribuições terá tal servidora?” e “qual contribuição trará para a universidade?”

O pedido de esclarecimento reforça o compromisso da

ADUFMS

na defesa das prerrogativas das instituições federais de ensino, pesquisa e extensão, bem como de seus/suas profissionais, princípios assegurados constitucionalmente. “A universidade pública brasileira foi sempre a guardiã da democracia, da liberdade de expressão, o que permitiu o seu crescimento e a conquista do respeito da sociedade. Os/as intelectuais lutaram por sua autonomia que hoje está presente na Constituição Federal.”

A direção sindical argumenta que “causou estranheza à comunidade acadêmica a publicação da Portaria nº 67, de 10 de julho de 2019, estabelecendo a cedência de servidora do quadro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para exercer cargo comissionado de Assessoria [CD-04] nesta reitoria”, ou seja, na reitoria da UFMS.

De acordo com a portaria 67, assinada pelo

ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general

Augusto Heleno Ribeiro Pereira, “o ônus pela remuneração ou salário é do órgão cedente”: Abin. A maneira pela qual Augusto Heleno “faz a cessão da servidora, de forma incógnita, parece indicar uma missão oficial”, observa a direção da

ADUFMS

no ofício.



Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional