ADUFMS-Sindical debate sobre regulamentação de Autonomia das Universidades Federais

“É chegada a hora de nos debruçarmos sobre a regulamentação do artigo 207 da Constituição Federal, para enfim, regulamentarmos o princípio da Autonomia das Universidades Federais”, destacou o presidente da ADUFMS-Sindical, professor Paulo Roberto H. de Oliveira Bastos.

O PROIFES-Federação vem trabalhando sobre o tema e decide apresentar uma proposta inicial para discussão e encaminhamentos de propostas relativas a diversos itens afetos diretamente às questões administrativas e acadêmicas das Universidades Federais, bem como aos Institutos Federais, pois a proposta estende a estes os mesmos benefícios.

Segundo o presidente da ADUFMS, merece destaque dentre outros temas de real importância, a criação de uma Procuradoria Jurídica Independente; bem como quanto a Autonomia de Gestão Financeira e Patrimonial, além da criação do Conselho Interuniversitário Federal formado por representantes de associações de dirigentes das IFES (Instituições Federais de Ensino); de sociedades científicas e profissionais; de federações de sindicatos de docentes e de servidores técnico-adminstrativos das IFES; do Poder Executivo Federal, estes indicados pelos ministérios da educação e da ciência e tecnologia; do Congresso Nacional, estes indicados por suas Comissões de Educação e Cultura. (

Vide texto em anexo

)

Dentro dos próximos dias, está prevista para o debate da questão uma reunião que deverá acontecer com a Presidente da República, Dilma Rousseff, e os reitores das Universidades Federais. Também está pré-agendada uma reunião entre o PROIFES-Federação e ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

As propostas devem ser encaminhadas o mais breve possível à ADUFMS-Sindical, via e-mail: [email protected] ou [email protected]ém pode-se entrar em contato pelo site www.adufms.org.br, ou no endereço: Avenida Senador Filinto Müller, 559 – Vila Ipiranga – Cep: 79080-190 Campo Grande, MS. Telefone: (67) 3346-1482. Os documentos serão posteriormente encaminhados ao PROIFES-Federação.


Assessoria de Comunicação da ADUFMS-Sindical


Confira o anexo: