Adufms Sindicato atualiza valores e padroniza cobrança da mensalidade sindical.

Contribuição Sindical

Pela nova padronização, alguns associados, especialmente os mais antigos, passaram a ter um desconto maior e outros tiveram o valor reduzido. Havia casos em que a mensalidade sindical não era atualizada há mais de 10 anos , mesmo com o recebimento das novas vantagens do plano de cargos e carreiras, conquistado na luta e após exaustivas negociações.

Os valores, então, ficaram defasados, sem considerar a incorporação da GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e transformação GED (Gratificação de Estímulo a Docência) em GTMS (Gratificação Temporária para o Magistério Superior) e depois GEMAS (Gratificação Específica do Magistério Superior), também incorporada. Desta forma, os valores cobrados dos filiados da ADUFMS Sindicato incidiam apenas sobre os valores do salário-base, desconsiderando as vantagens percebidas. A solução para atualização seria apenas de exclusão e logo em seguida a inclusão do associado, com risco de se perder a sua contribuição por um período, devido os critérios estabelecidos pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE. Este risco nenhuma diretoria queria correr e que veio se arrastando até recentemente.

Concomitantemente, a administração do Sindicato tinha dificuldades de acesso ao sistema de folha de pagamento para a devida atualização. Inicialmente ela era feita pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e depois diretamente no SIAP, que não dispunha de ferramenta para as atualizações, deixando apenas como alternativa a exclusão e depois a inclusão do associado.

As diferenças na mensalidade entre os associados também foram objetos de questionamento por alguns professores, em razão dos valores diferenciados a menos, no mesmo nível de carreira, com alguns chegando a pagar R$ 20,00 de contribuição, totalmente defasada.

Agora os valores foram atualizados e segue a mesma lógica administrativa, padronizando os descontos dentro das normas legais e estatutárias da ADUFMS- Sindicato e com regras iguais para todos.

A direção financeira pede a compreensão de todos, mas a nova medida corrige a distorção existente e que já vinha se arrastando há quase uma década. Em contrapartida, potencializa a arrecadação da entidade para modernização administrativa e patrimonial da ADUFMS Sindical, permitindo os instrumentos necessários para que possamos defender os interesses da nossa categoria, como fizemos na recente greve.