Adufms Sindicato atualiza valores e padroniza cobrança da mensalidade sindical.

01 jan, 1970 Adufms

Professores recebem homenagem em celebração ao centenário de Paulo Freire

Contribuição Sindical

Pela nova padronização, alguns associados, especialmente os mais antigos, passaram a ter um desconto maior e outros tiveram o valor reduzido. Havia casos em que a mensalidade sindical não era atualizada há mais de 10 anos , mesmo com o recebimento das novas vantagens do plano de cargos e carreiras, conquistado na luta e após exaustivas negociações.

Os valores, então, ficaram defasados, sem considerar a incorporação da GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e transformação GED (Gratificação de Estímulo a Docência) em GTMS (Gratificação Temporária para o Magistério Superior) e depois GEMAS (Gratificação Específica do Magistério Superior), também incorporada. Desta forma, os valores cobrados dos filiados da ADUFMS Sindicato incidiam apenas sobre os valores do salário-base, desconsiderando as vantagens percebidas. A solução para atualização seria apenas de exclusão e logo em seguida a inclusão do associado, com risco de se perder a sua contribuição por um período, devido os critérios estabelecidos pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE. Este risco nenhuma diretoria queria correr e que veio se arrastando até recentemente.

Concomitantemente, a administração do Sindicato tinha dificuldades de acesso ao sistema de folha de pagamento para a devida atualização. Inicialmente ela era feita pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e depois diretamente no SIAP, que não dispunha de ferramenta para as atualizações, deixando apenas como alternativa a exclusão e depois a inclusão do associado.

As diferenças na mensalidade entre os associados também foram objetos de questionamento por alguns professores, em razão dos valores diferenciados a menos, no mesmo nível de carreira, com alguns chegando a pagar R$ 20,00 de contribuição, totalmente defasada.

Agora os valores foram atualizados e segue a mesma lógica administrativa, padronizando os descontos dentro das normas legais e estatutárias da ADUFMS- Sindicato e com regras iguais para todos.

A direção financeira pede a compreensão de todos, mas a nova medida corrige a distorção existente e que já vinha se arrastando há quase uma década. Em contrapartida, potencializa a arrecadação da entidade para modernização administrativa e patrimonial da ADUFMS Sindical, permitindo os instrumentos necessários para que possamos defender os interesses da nossa categoria, como fizemos na recente greve.

Compartilhe: