ADUFMS-Sindicato cumpre todos os procedimentos necessários para filiação oficial ao ANDES-SN







Assembleia Geral debateu com a dirigente do ANDES, Eblin Farage,  refiliação ao entidade Sindicato Nacional

– Foto: Arquivo

A direção da

ADUFMS

concluiu todas as etapas necessárias para o retorno da entidade, oficialmente como seção sindical, ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (

ANDES-SN

).

De acordo com as exigências regimentais do

ANDES-SN

, foram encaminhados a ata de Assembleia Geral , registro: 000109173, lista de presença na Assembleia Geral do dia 20 de setembro de 2017, nos

campi

de Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Naviraí, Coxim, Corumbá, Chapadão do Sul, Aquidauana e na Cidade Universitária Campo Grande, registro 00109174; edital de convocação da assembleia geral da

ADUFMS-Sindicato

, registro 109174 e Regimento da ADUFMS-Seção Sindical, registro 000109174.

O compromisso desfiliação da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (

PROIFES-Federação

) aconteceu após a greve de 2012, em que um grupo de professores discordou da postura que a então direção da

ADUFMS-Sindical

e sua respectiva entidade nacional deram ao movimento paredista. A crítica era de atrelamento da entidade ao governo petista de Lula e Dilma Rousseff.

Na gestão do então presidente, José Carlos da Silva, aconteceu um debate com a participação dos presidentes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Paulo Marcos Borges Rizzo, e do Proifes-Federação, Eduardo Rolim de Oliveira. Ambas as entidades apresentaram suas trajetórias de lutas, conquistas, concepção e papel do movimento sindical frente a então conjuntura.

No dia 2 de setembro de 2017, na gestão do prof. Mariuza Guimarães, as assembleias gerais deliberaram pela saída do Proifes-Federação.

Em seguida foi aberto novo ciclo de debate sobre a filiação ao

ANDES-SN

. Os debates preparatórios contaram com a presença da então presidenta da entidade, Eblin Farage. A dirigente aprofundou o debate com os docentes sobre o papel da movimento sindical docente em defesa da universidade pública, carreira e valorização profissional.

Em setembro de 2017, em assembleias realizadas em todas bases sindicais da ADUFMS-Sindicato a categoria aprovou a filiação ao ANDES-Sessão Sindical. Com isso a atual gestão, presidida pela professora Mariuza Guimarães, encaminhou todos os processos necessários para filiação da entidade, cumprindo plataforma  apresentada aos associados à entidade representativa dos docentes da UFMS. Também foram necessários ajustes financeiros no orçamento do Sindicato para que fosse repassado percentual necessários para filiação ao ANDES-SN.

A partir de agora a ADUFMS-Seção Sindical poderá para participar das instâncias de decisões coletivas do ANDES-SN com plenárias e o Conselho Nacional de Associação dos Docentes – CONAD.  Os representantes da nova seção sindical poderão compor grupos temáticos e de estudos sobre diversos assuntos envolvendo a educação e a conjuntura nacional e internacional, com respectivas publicações.

De acordo com o site de apresentação da entidade, o ANDES-SN conta com quase 70 mil sindicalizados de instituições de ensino superior e institutos de educação básica, técnica e tecnológica e está representado em todo o território nacional pelas suas 121 seções sindicais.

Compromissos

  • Lutar pela educação pública de qualidade, pela valorização do trabalho docente e pela autonomia das instituições públicas de ensino superior.
  • Lutar pela universalização do acesso à educação superior pública e gratuita, com garantia de permanência.
  • -Lutar pelo espaço público para produção de conhecimento.
  • Reforçar a unidade da classe trabalhadora no Brasil, internacionalmente e, em particular, na América Latina.
  • Lutar contra toda forma de cerceamento à liberdade de organização sindical e de expressão.
  • Lutar contra as reformas neoliberais que retiram direitos dos trabalhadores, especialmente a reforma universitária privatizante.
  • Combater todas as formas de mercantilização da educação.

Assessoria de imprensa Sindical