Andes: representantes do Setor das Ifes decidem por greve a partir do dia 28 de maio



Reunião de representantes de seções sindicais do ANDES. foto1


Fotos: Andes-SN

Os professores e as professoras das instituições federais de ensino superior (Ifes) deflagrarão greve a partir de quinta-feira (28). A decisão foi tomada no sábado 16, durante reunião (

fotos ao lado e abaixo

) do Setor das Ifes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), em Brasília (DF), com base nas deliberações das assembleias gerais realizadas por todo o país nas seções sindicais da entidade. A deliberação do Setor das Ifes será levada para as assembleias locais, que acontecem no período de 20 a 25 de maio.

A deflagração da greve nacional dos docentes das Ifes foi aprovada pela ampla maioria dos/das representantes das 43 seções sindicais do Andes-SN presentes à reunião no Distrito Federal, da qual participaram 61 professores/as.

“Chamamos os professores em todo o país a participar das assembleias que serão realizadas para tratar da deflagração da greve. A hora é agora! As universidades e demais instituições federais de ensino estão à míngua, sem condições de funcionamento, enquanto o governo anuncia que vai promover mais cortes”, conclamou o presidente do Andes-SN, Paulo Rizzo, lembrando que as assembleias devem ocorrer entre os dias 20 e 25 de maio.

De acordo com o Sindicato Nacional, a greve foi o último recurso encontrado pelos/pelas docentes para pressionar o governo federal a ampliar os investimentos públicos na educação pública e dar respostas ao total descaso do Executivo frente à profunda precarização das condições de trabalho e ensino nas instituições públicas federais de ensino, muitas das quais já estão impossibilitadas de funcionar por falta de técnicos/as, docentes e estrutura adequada.

Outro ponto que influenciou a deliberação foi a recusa por parte do Ministério da Educação (MEC) em dar retorno à pauta apresentada pela categoria. Em abril de 2014, o governo interrompeu as negociações com o Andes em um momento em que parecia haver avanço, após concordância com algumas bases conceituais para reestruturação da carreira docente. Este ano, ocorreu reunião com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mas não houve nenhuma resposta à pauta de reivindicações dos/das docentes.

Reunião de representantes de seções sindicais do ANDES. foto2


Reivindicações

A partir dos cinco eixos aprovados no 34º Congresso do Andes-SN:

1- defesa do caráter público da universidade;
2- condições de trabalho;
3- garantia da autonomia;
4- reestruturação da carreira;
5- valorização salarial de ativos e aposentados.

Uma vez referendada a decisão do Setor das Ifes do Sindicato Nacional, de começar a greve a partir do próximo dia 28, pelos/as professores/as de cada instituição, haverá notificação às reitorias e as atividades serão suspensas por tempo indeterminado. Deverão ser instaladas assembleias locais permanentes e constituídos os comandos locais de greve (CLGs).

Na quinta, 28 de maio, será instalado o Comando Nacional de Greve na sede do Andes em Brasília.