Após a greve de 2015, acordo de reajuste será quitado em setembro


⇒ A QUARTA PARCELA DO ACORDO

firmado com o governo federal após a greve de professoras/es das universidades federais em 2015 será pago em setembro próximo. O valor tem como referência o regime de trabalho (RT) do salário de agosto. A readequação salarial está de acordo com o compromisso firmado ainda na gestão da presidenta Dilma Rousseff (PT) em 2015, que se tornou a Lei 13.325/2016, sancionada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).

A partir de agora o valor-base (VB) de um/a docente 20h com graduação, passa a ser R$ 2.236,32. Para saber os valores reajustados basta aplicar o reajuste corresponde aos percentuais referentes ao RT, à titulação e à posição na carreira. O resultado será o vencimento total (RT + VB). Não estão incluídos ganhos pessoais, como anuênios, adicionais e outros.

Os novos salários de acordo com regime de trabalho de cada professor/a estão disponíveis neste

link

. Nos valores não constam ganhos de anuênios e outros adicionais.

A coluna graduação corresponde ao VB do/a docente que tem apenas graduação. O valor-base é o mesmo para qualquer professor/a no mesmo nível, classe e regime de trabalho. Para saber o valor do RT de qualquer professor/a basta subtrair sua remuneração constante na tabela (na coluna com sua titulação) da remuneração do docente graduado.




Para o presidente da

ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional

, professor Marco Aurélio Stefanes (

foto

), mais ajustes salariais dependerão da mobilização docente.

“Não há previsão de reajustes a partir de agora. O governo disse que não pretende dar reajuste ao funcionalismo público nos próximos anos. Novos reajustes vão depender de muita mobilização e pressão no Congresso”, argumentou o sindicalista.


Texto Ítalo Milhomem MTb 633-MS



Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional