Aula expositiva avalia consequências do estrangulamento orçamentário e a necessidade de reação diante da reforma administrativa

Como de forma de aquecer a movimentação em torno da greve geral de 18 de março, em defesa da universidade pública, cortes orçamentários e os golpes da reforma administrativa, a ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional, em parceria com o Sista-MS, por meio do Fórum de Entidades em Defesa da Universidade Pública, organizou na sexta-feira (21.02), na semana do trote,  Aula Pública no corredor central da Faculdade de artes visuais, letras e comunicação social (Faalc).

O   objetivo das entidades foi de alertar a comunidade universitária sobre os cortes no orçamento das universidades patrocinados pela Lei de Ouro e o desmantelamento da carreira universitária em curso pela Reforma Administrativa, encaminhada na última segunda-feira (02.03).

A peça orçamentária 2020 elaborada pela equipe econômica do Presidente Jair Bolsonaro é insuficiente para o custeio de despesas básicas da folha de pagamento das Instituições federais de ensino (IFES), além de investimentos na infraestrutura e conservação patrimonial.

Os reflexos da contenção orçamentária já alcançaram a UFMS,  acarreta o atraso de dois meses no pagamento de prestadores de serviços. Obras básicas, como pintura e reforma de salas de aula, estão a passo de tartaruga, por falta de pagamento às prestadoras de serviços. Funcionários quarteirizados estão recebendo os salários fraccionados.

Participaram das exposições na atividade, o presidente da ADUFMS Seção Sindical, Marco Aurélio Stefanes, a coordenadora geral do Sista, Cléo Gomes, o prof. de História e Artes Visuais, Paulo Paez, e uma turma de alunos do respectivo curso. Os alunos alertaram para importância de os estudantes superarem as divisões internas e se agregar nas mobilizações em defesa da universidade pública.

Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional