Aula pública desta sexta-feira 11 tematiza Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal  

09 nov, 2015 Adufms

Professores recebem homenagem em celebração ao centenário de Paulo Freire


Banner vertical. Aula Pública.Professora Maria Helena


A segunda Aula Pública de setembro, nesta sexta-feira 11, se insere nos assuntos indígenas em Mato Grosso do Sul. A partir das 14 horas no Anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CCHS-UFMS,

Campus

de Campo Grande), a Professora Doutora Maria Helena da Silva Andrade (

foto ao lado

) explica o tema “Licenciatura Intercultural Indígena ‘Povos do Pantanal’/UFMS como forma de transformação e empoderamento”.

Em linhas gerais, a pesquisadora falará sobre o Curso de Licenciatura Indígena do

Campus

de Aquidauana (CPAQ). Coordenada pela Professora Doutora Onilda Sanches, a Licenciatura Indígena do CPAQ, atende as etnias localizadas no Território dos Povos do Pantanal que vivem na porção mais oeste de Mato Grosso do Sul, como terena, guató, kadiwéu e kinikinau.

No final de 2014 formou-se a primeira turma do Curso, com mais de oitenta novos professores indígenas graduados em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Linguagem, Ciências Exatas e Ciências Sociais.

O enfoque de Maria Helena na Aula Pública desta sexta-feira será no sentido de mostrar a relevância de uma formação acadêmica que contemple a singularidade e as necessidades de índias e índios. “Vou tratar da importância da licenciatura no empoderamento, autonomia dos povos, enquanto agentes transformadores das suas próprias comunidades, resgatando e mantendo os conhecimentos tradicionais aliados ao conhecimento científico”, comentou a professora.

No texto de apresentação de seu Currículo Lattes, a docente e pesquisadora Maria Helena da Silva Andrade resume sua trajetória acadêmica: “possui doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo-USP (2011) e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Geografia – FAENG. Tem experiência na área de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, com ênfase em Macroinvertebrados bentônicos e índices de qualidade de água. Estuda as questões relacionadas ao planejamento ambiental urbano e tem experiência, como técnica, em elaboração de Plano Diretor.” Maria Helena também é professora do Curso de Licenciatura Indígena do CPAQ-UFMS.

A primeira Aula Pública deste mês, ministrada pela Professora Doutora Iara Cristina Pereira, tematizou “O Sistema Único de Saúde no contexto da privatização: um diálogo necessário”. Por meio desse tema, a pesquisadora Iara Cristina historiou as políticas de saúde no Brasil, conceituou saúde e práticas sanitárias, analisou política de Estado e financiamento do SUS, além de levantar aspectos ligados à privatização do SUS no escopo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e suas implicações jurídicas, bem como consequências para trabalhadores/as e usuários/as.



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato

Compartilhe: