Aula pública: pesquisador fala nesta sexta 24 sobre mitos e verdades da crise econômica mundial e a Previdência Social



Professor Doutor Ricardo Pereira de Melo




Foto: ADUFMS-Sindicato


O Professor Doutor Ricardo Pereira de Melo (

foto ao lado

), membro do Comando Local de Greve, ministra nesta sexta-feira 24 a aula pública “A crise econômica mundial e a Previdência Social: mitos e verdades”. O evento começa às 14 horas no Anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CCHS),

Campus

de Campo Grande.

De acordo com informações via Currículo Lattes, Melo “possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política”.

A aula pública direciona-se a todas e a todos interessadas/os no assunto: técnicos/as administrativos/as, alunas, alunos, professoras, professores da UFMS, além de pessoas, grupos e entidades externas à Universidade.

A ideia da aula pública surgiu entre integrantes da diretoria da

ADUFMS-Sindicato

um mês antes da greve na UFMS. O 14 de maio foi o marco inicial dessa atividade, quando sindicalistas da entidade percorreram corredores, o Restaurante Universitário e salas de aula da Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Essa primeira iniciativa acadêmico-política do movimento docente da UFMS no primeiro semestre de 2015 objetivou explicar “à comunidade universitária as reivindicações sobre a reestruturação da carreira, reposição de perdas” e manifestar “contra a cassação dos direitos trabalhistas pelo governo federal”.

Na sexta-feira passada (dia 17), o conteúdo da aula intitulou-se “Plano Nacional de Educação: origem, desenvolvimento e avaliação”, com a Professora Doutora Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, também integrante do Comando Local de Greve. Na última aula pública deste mês será abordada “A precarização do trabalho docente nas universidades federais brasileiras” no dia 31. O tema será ministrado pela Professora Doutora Silvia Helena Andrade de Brito, a partir das 14 horas, no Anfiteatro do CCHS.



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato