Carta de Gramado define um programa de atuação propositiva em defesa dos aposentados

Nos dias 18 e 19 outubro de 2011, a ADUFRGS e o PROIFES realizaram no Rio Grande do Sul dois Encontros de Professores Aposentados. As importantes discussões, análises e estudos resultaram na CARTA DE GRAMADO, que define um programa de atuação propositiva frente à realidade enfrentada por estes docentes e pesquisadores que não estão mais na ativa.

No documento, estão explícitos questões como a defesa da preservação dos direitos dos professores; a garantia da equidade dos aposentados com ativos e a mobilização nacional para a aprovação das PECs 555/2006 e 270/2008 – que recuperam a isenção de contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados, bem como a integralidade na aposentadoria por invalidez.

A carta também propõe que o Proifes e todos os Sindicatos e Associações de Docentes de IFES promovam a criação de oficinas, debates e outros eventos para discutir as perspectivas de aposentadoria para os servidores que ingressaram após a reforma da previdência de 2004.

O documento é uma resposta ao atual cenário de desvalorização das conquistas e direitos garantidos aos professores de IFES aposentados que dedicaram muitos anos de trabalho para o desenvolvimento das universidades brasileiras e da ciência e tecnologia no País.

Confira

a íntegra

da Carta de Gramado e o relato dos Encontros.