CGU deve concluir relatório da operação Sangue Frio em 60 dias

A CGU (Controladoria-Geral da União) deve levar, ao menos, mais 60 dias para concluir o relatório final sobre a operação Sangue Frio, realizada em 19 de março. A ação investiga o desmonte da estrutura da rede pública de oncologia para beneficiar o setor privado. Cabe ao órgão verificar se houve desvio de dinheiro público e dimensionar o tamanho do prejuízo.

“O trabalho ainda não foi finalizado e deve demorar pelo menos 60 dias. É muito material”, afirma a chefe da controladoria em Mato Grosso do Sul, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria. A CGU analisa a papelada apreendida no Hospital Universitário e Hospital do Câncer, ambos em Campo Grande, além de documentos apreendidos em residências e empresas. Já os computadores são verificados pela PF (Polícia Federal).

Segundo Janaína Gonçalves, o trabalho exige resultados conclusivos. “É normal que se demore mesmo”, afirma. Quando concluído, o relatório segue para a PF e fornece subsídios para pedidos de indiciamentos. Ela explica que, a partir da autorização judicial, os dados da quebra de sigilo bancário demoram de nove meses a um ano. Do sigilo fiscal, são seis meses.

Em 2012, a auditoria realizada pela CGU verificou prejuízo de R$ 973 mil aos cofres públicos no HU. O valor foi obtido após levantamento em contratos do Hospital Universitário que somam R$ 11 milhões.

A análise trouxe à tona uma série de irregularidade: direcionamento de licitação, montagem de processos licitatórios, subcontratação de serviços para empresas ligadas a dirigentes do hospital, superfaturamento e emissão de empenho anterior à adesão em ata de registro de preços.



Campo Grande News