Chapa de Marcelo Turine vence consulta com índice 0,06 de diferença sobre chapa de Marco Aurélio


DSC02327


Na consulta disputadíssima, ocorrida nessa quinta-feira (4-08), de composição da lista tríplice para escolha do novo reitor da UFMS, a chapa Juntos Somos UFMS, encabeçada pelo professor Marcelo Turine e pela professora Camila Ítalo obteve 0,06 de votos a mais  sobre o candidato e a candidata da chapa MUDE Marco Aurélio Stefanes e Alexandra Ayach.

De acordo com o resultado oficial liberado pela Comissão Executiva Central, Turine saiu na frente no segmento docente, com o peso aproximado de 70% no cálculo da fração proporcional, conseguindo 596 votos contra 469 de Marco Aurélio e Alexandra. A chapa MUDE venceu entre os/as técnicos/as administrativos/as com 701 votos, contra 685 destinados a Turine. No meio estudantil, o MUDE arrancou 2.259 votos contra 2.195 dados à chapa Juntos Somos UFMS. O número de votos brancos 52 e nulos 18.

A

ADUFMS-Sindicato

teve participação ativa na construção do processo de consulta instituído pela UFMS, atuando no sentido de garantir a democracia, o debate entre as chapas nos

campi

,  a máxima transparência nas normas eleitorais, na apuração e na estrutura necessária para composição das 21 mesas de votação.

O processo de consulta suscitou pontos comuns programáticos apresentados pelas duas chapas, ambas compostas por professores/as filiados/as à entidade. Entre a simetria de ideias estão o restabelecimento da democracia interna da instituição com a interlocução direta com as entidades representativas dos três segmentos, a retomada do papel dos conselhos superiores, a transparência financeira e administrativa da universidade, a necessidade de mudanças curriculares com a inclusão de disciplinas optativas de conteúdos humanísticos, com a garantia de temas sobre diversidade de gênero, raça e religião, a reavaliação do acesso de estudantes exclusivamente pelo  Sisu, a instituição de política estudantil para permanência de estudantes de graduação, como a abertura do Restaurante Universitário no período noturno em Campo Grande,  reavaliação nos critérios de escolhas de bolsas de iniciativa científica e de permanência,  incremento na captação de recursos nas agências financiadoras, a obtenção de verba por meio de articulação no Congresso Nacional e ainda transparência na gestão orçamentária da UFMS.

O resultado da consulta agora será homologado pelos colegiados superiores –  conselhos Diretor (CD), Universitário (Coun) e de Ensino de Graduação (Coeg) com  o encaminhamento da lista com resultado e a  indicação de um terceiro nome  para compor a lista tríplice, com o compromisso de não aceitar a indicação, no caso de nomeação.

Agora, caberá  à

ADUFMS-Sindicato

cobrar o cumprimento dos conteúdos programáticos do novo reitor a ser nomeado pelo presidente Exercício Michel Temer (PMDB).



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato