Coeg aprova calendário de conclusão do 1º semestre com parte das recomendações do Comando de Greve



Jpeg



Conselheiros/as estabeleceram prazo para conclusão do primeiro semestre de 2015

(fotos: Gerson Jara/ADUFMS-Sindicato)

O Conselho de Ensino de Graduação (Coeg) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aprovou nesta sexta-feira (16-10) o calendário de reposição de aulas do primeiro semestre de 2015. Praticamente, a instância homologou o que foi acertado com as direções de centros, faculdades, escolas,

campi

e institutos na última terça-feira 13. Fixou-se o início do calendário acadêmico de conclusão do primeiro semestre como retroativo a 13 de outubro (terça-feira passada). A data final das reposições de aulas e outras atividades do primeiro semestre é 28 de novembro.   Foram incorporadas diversas reivindicações encaminhadas pelos/pelas docentes ao Comando de Greve, como a expansão do segundo semestre até abril de 2016.

As/as conselheiras/os só não acataram o pedido do Comando de evitar a concomitância da continuidade do primeiro semestre de 2015 com o segundo semestre de 2015, situação que motivou ação da

ADUFMS-Sindicato

e que ainda está em fase de apreciação na Justiça.

No entanto, na abertura da reunião do Coeg, o pró-reitor de Ensino de Graduação em exercício, Irineu Sotoma, esclareceu que a orientação é para que os colegiados de cursos e coordenadores/as evitem a sobreposição de disciplinas do primeiro semestre  com disciplinas do segundo. O lançamento de notas, faltas e frequências dos/as estudantes do primeiro semestre, no Sistema Acadêmico Online (Siscad), será final de novembro. O Sistema ficará aberto para os/as coordenadores/as, para que eles/elas, caso seja necessário, façam os ajustes necessários. Os procedimentos relacionados a reposições de aulas ficarão a cargo das coordenações de cursos, observando a concordância dos/as alunos/as.



Jpeg



Normas dos calendários acadêmicos de 2015 aprovadas pelo Coeg serão publicadas no Boletim de Serviço da UFMS

Nos cursos em que não houve adesão à greve, o calendário do segundo semestre poderá ter continuidade normalmente. O oferecimento  de  disciplinas no segundo semestre deverá observar a conclusão da disciplina anterior, nos casos de exigência do pré-requisito.

Ficou garantido o recesso no período de 21 de dezembro de 2015 a 19 de janeiro de 2016. Houve integrantes do Conselho que pediram informações sobre o período especial, que não está previsto no calendário, mas que é necessário para o ajuste da hora-aula de 40 minutos para 50 minutos, causando o estouro da carga horária em diversos cursos. Sotoma explicou que a questão será objeto de apreciação na próxima reunião do Coeg.

As normas dos calendários acadêmicos de 2015 aprovadas pelo Coeg desta sexta-feira 16  serão publicadas no Boletim de Serviço (BS) da UFMS, compartilhadas e enviadas aos/às docentes. O compartilhamento e o envio do conteúdo aos professores e às professoras ocorrerão quando as deliberações do Conselho de Ensino de Graduação desta sexta-feira 16 constarem no BS.



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato