Coeg aprova calendário de conclusão do 1º semestre com parte das recomendações do Comando de Greve

01 jan, 1970 Adufms

Professores recebem homenagem em celebração ao centenário de Paulo Freire



Jpeg



Conselheiros/as estabeleceram prazo para conclusão do primeiro semestre de 2015

(fotos: Gerson Jara/ADUFMS-Sindicato)

O Conselho de Ensino de Graduação (Coeg) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aprovou nesta sexta-feira (16-10) o calendário de reposição de aulas do primeiro semestre de 2015. Praticamente, a instância homologou o que foi acertado com as direções de centros, faculdades, escolas,

campi

e institutos na última terça-feira 13. Fixou-se o início do calendário acadêmico de conclusão do primeiro semestre como retroativo a 13 de outubro (terça-feira passada). A data final das reposições de aulas e outras atividades do primeiro semestre é 28 de novembro.   Foram incorporadas diversas reivindicações encaminhadas pelos/pelas docentes ao Comando de Greve, como a expansão do segundo semestre até abril de 2016.

As/as conselheiras/os só não acataram o pedido do Comando de evitar a concomitância da continuidade do primeiro semestre de 2015 com o segundo semestre de 2015, situação que motivou ação da

ADUFMS-Sindicato

e que ainda está em fase de apreciação na Justiça.

No entanto, na abertura da reunião do Coeg, o pró-reitor de Ensino de Graduação em exercício, Irineu Sotoma, esclareceu que a orientação é para que os colegiados de cursos e coordenadores/as evitem a sobreposição de disciplinas do primeiro semestre  com disciplinas do segundo. O lançamento de notas, faltas e frequências dos/as estudantes do primeiro semestre, no Sistema Acadêmico Online (Siscad), será final de novembro. O Sistema ficará aberto para os/as coordenadores/as, para que eles/elas, caso seja necessário, façam os ajustes necessários. Os procedimentos relacionados a reposições de aulas ficarão a cargo das coordenações de cursos, observando a concordância dos/as alunos/as.



Jpeg



Normas dos calendários acadêmicos de 2015 aprovadas pelo Coeg serão publicadas no Boletim de Serviço da UFMS

Nos cursos em que não houve adesão à greve, o calendário do segundo semestre poderá ter continuidade normalmente. O oferecimento  de  disciplinas no segundo semestre deverá observar a conclusão da disciplina anterior, nos casos de exigência do pré-requisito.

Ficou garantido o recesso no período de 21 de dezembro de 2015 a 19 de janeiro de 2016. Houve integrantes do Conselho que pediram informações sobre o período especial, que não está previsto no calendário, mas que é necessário para o ajuste da hora-aula de 40 minutos para 50 minutos, causando o estouro da carga horária em diversos cursos. Sotoma explicou que a questão será objeto de apreciação na próxima reunião do Coeg.

As normas dos calendários acadêmicos de 2015 aprovadas pelo Coeg desta sexta-feira 16  serão publicadas no Boletim de Serviço (BS) da UFMS, compartilhadas e enviadas aos/às docentes. O compartilhamento e o envio do conteúdo aos professores e às professoras ocorrerão quando as deliberações do Conselho de Ensino de Graduação desta sexta-feira 16 constarem no BS.



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato

Compartilhe: