Coeg se reúne extraordinariamente nesta sexta-feira 16 para discutir calendários acadêmicos

01 jan, 1970 Adufms

Após encontro na terça-feira 13 de outubro da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-PREG) com diretores/as de centros,

campi

, faculdades, escola e institutos, em consequência de reunião do

Comando Local de Greve (CLG) da ADUFMS-Sindicato

na quinta-feira 8 de outubro com o pró-reitor de Ensino de Graduação em exercício, Irineu Sotoma, integrantes do Conselho de Ensino de Graduação (Coeg) se reúnem extraordinariamente nesta sexta-feira (16 de outubro de 2015) às 9 horas para discutir e decidir sobre a “reposição de aulas do primeiro semestre letivo de 2015 e ajustes no segundo semestre letivo de 2015”.

O aviso sobre a reunião, que será na Sala de Atos da Reitoria, ocorreu às pressas por meio do

Edital de Convocação n. 3-2015

, datado da quarta-feira 14 de outubro, assinado pelo presidente do Coeg, Irineu Sotoma, e publicado no Boletim de Serviço n. 6145 de quinta-feira 15 de outubro de 2015.

Na reunião da quinta-feira 8 deste mês com Sotoma, o CLG apresentou critérios para formulação do calendário de conclusão do primeiro semestre deste ano, interrompido em função da greve docente que durou quatro meses na UFMS.

As argumentações da PROEG aos/às diretores/as de unidades da UFMS foram calcadas em uma minuta na qual se prevê reposição de aulas do primeiro semestre ajustada ao calendário do segundo semestre de 2015, imposto por meio da

Resolução ad referendum n. 454 de 14 de setembro de 2015

. Na 454, ficou estabelecido o início das atividades do segundo semestre em 13 de outubro de 2015.

A

ADUFMS-Sindicato

é contra a sobreposição do calendário de conclusão do primeiro semestre ao do segundo, com ou sem ajuste.  Os/as diretores/as que participaram da reunião da última terça-feira se posicionaram que o calendário de conclusão do primeiro semestre deveria ter iniciado no dia 13 de outubro e não o segundo semestre letivo de 2015 (o que de fato ocorreu na terça-feira 13). Apesar de os/as dirigentes de unidades da UFMS terem tomado a decisão de recomeço das aulas do primeiro semestre de 2015 na terça-feira 13 de outubro nenhuma medida foi tomada pela administração da instituição para que esse posicionamento fosse cumprido.

A concomitância das atividades de conclusão do primeiro com as do segundo semestre acarreta problemas como a dificuldade de se oferecer disciplinas de determinado curso para estudantes de outro curso.

Diante do confuso cenário desenhado e posto em prática pela própria administração da UFMS, nesse emaranhado de decisões

ad referendum

e convocações às pressas do Coeg, como aconteceu no final de agosto e repete-se agora (reunião do dia 16 de outubro), há cursos com inclinação a postergar o início do segundo semestre. Ou seja, começar o segundo período letivo de 2015 só após conclusão do primeiro semestre.


LEIA MAIS


Reunião do Comando de Greve na PREG tem como consequência convocação de dirigentes da UFMS para discutir calendário de conclusão do 1º semestre de 2015


Íntegra da Circular 37-2015 e minuta da PREG


Critérios e análise sobre o calendário de conclusão do 1º semetre de 2015 – Ofício do Comando de Greve


Comando de Greve cobra definição sobre novo calendário



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato

Compartilhe: