Comunicado Especial: “Abre as contas, reitora!”

COMUNICADO ESPECIAL

cropped-cabecalho-novotamanho2-01.jpg

COMUNICADO ESPECIAL – 01 DE AGOSTO DE 2015

O Comando Nacional de Greve, partindo das discussões feitas no dia de hoje, encaminha o Comunicado Especial com orientações para ações politicas na semana de 03 a 07 de agosto:

“Abre as Contas, Reitor (a)”

O Comando Nacional de Greve recomenda que as associações de docentes intensifiquem a investigação sobre os impactos dos cortes de recursos nas Instituições Federais de Ensino. É necessário e urgente evidenciar a falta de compromisso do governo com a educação pública e a conivência dos dirigentes das IFE que se recusam a detalhar esses impactos.

Estamos em greve há 65 dias e em nenhum momento fomos recebidos pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Dessa forma, é absolutamente necessário que nosso movimento desmascare o processo de desmonte das IFE. É importante pressionar diariamente, via correio eletrônico e carta a todas as Reitorias, de forma a conseguir os dados e os efeitos dos cortes nos recursos nas dotações orçamentárias das IFE. Trata-se da Campanha “Abre as contas, Reitor (a)” que consiste na cobrança e publicização da verdadeira extensão e efeito dos cortes.

A título de exemplo, mencionamos: há laboratórios inconclusos? Comprometimento da limpeza e vigilância com a suspensão de serviços terceirizados? Qual o efeito nos restaurantes universitários e na assistência estudantil? Houve suspensão de bolsa-alimentação? Como estão os alojamentos dos estudantes? Cursos novos terão a compra de livros suspensas? Existem atividades da instituição funcionado em condições precárias? Quais? Salas em containers? Em prédios alugados? Ficarão indefinidamente sem sede física?

ATENÇÃO: As seguintes informações (VIDE ANEXO) são ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAIS e devem ser enviadas o mais breve possível para o e-mail cngsecretaria@

andes.org.br

.

Encaminhamentos:

1. 06 de agosto – Organizar ato em unidade com estudantes e técnico-administrativos “ABRE AS CONTAS REITOR (a)” nos prédios das reitorias, com objetivo de: a) cobrar dos reitores resposta a pauta local; b) exigir dados sobre as vagas docentes disponíveis e os impactos no funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão; c) intensificar a cobrança dos impactos dos cortes de verbas de custeio e capital e posicionamento dos reitores e conselhos universitários sobre esses cortes em cada IFE.

2. 06 de agosto ocorrerá em Brasília, a Marcha dos Servidores Públicos Federais, convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF. Esta atividade tem grande importância para a greve dos docentes, bem como para a Campanha Salarial Unificada dos SPF. Nesse sentido, ressaltamos a necessidade das seções sindicais enviarem o maior número possível de docentes para participação na Marcha, como também articularem com as Secretarias Regionais e com as demais entidades do Fórum dos SPF, a organização de caravanas dos Estados.

janineaviao-2

3. 5 e 6 de agosto – Massificar nas redes sociais, as charges com o Ministro da Educação postadas no Facebook do ANDES-SN, #dialogajanine# e/ou #falasériojanine#;

4- 5 e 6 de agosto– “Chuva de emails” – ao ministro da educação pelo atendimento das reivindicações dos docentes. Enviar para o Gabinete do Ministro da Educação com a sugestão de texto:

Email: gabinetedoministro@

mec.gov.br

“Ministro da Educação,

A greve dos professores das Instituições Federais de Ensino (IFE) prolonga-se sem que o governo apresente proposta que atenda as reivindicações dos docentes – reestruturação da carreira, reversão dos cortes no orçamento e melhores condições de trabalho. Sabemos que a educação pública, gratuita e de qualidade deve ser prioridade do governo e lastro de uma nação, o que é impossível sem a valorização do trabalho docente e das IFE.

Por isso, exigimos sua ação imediata para o atendimento das reivindicações dos docentes.”

Observação: Recomenda-se que no campo Assunto nos e-mails sejam usados títulos que se refiram a nossa greve, mas que sejam diferentes para evitar que os e-mails sejam redirecionados para a caixa de spam.

ANEXO “ABRE AS CONTAS REITOR (A)”

(Dados a serem enviados até ao e-mail cngsecretaria@

andes.org.br

)

1. IFE
2. Informações Solicitadas à Reitoria?
3. Houve Resposta Oficial da Reitoria?
4. Valor do Contigenciamento para 2015?
5. Áreas afetadas pelos cortes?
6. Repercursões imediatas?
7. Repercursões futuras?
8. Vagas de Concurso autorizadas?