COMUNICADO n. 20: GREVE ATINGE 37 INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

O Comando Nacional de Greve realizou reunião nos dias 29 de junho e 1 de julho, com os seguintes pontos de pauta:


01 – LISTA DE PRESENTES


02 – INFORMES


03 – MOÇÃO DE REPÚDIO


04 –MOBILIZAÇÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA


05 – ENCAMINHAMENTOS


06 – QUADRO ATUALIZADO DA DEFLAGRAÇÃO DA GREVE NAS IFE



LISTA DE PRESENTES:


29/06/2015:



Diretoria

:

Giovanni Frizzo, Marinalva Oliveira, Renata Rena.


Delegados

:

Augusto César Gomes Nagy (ADUFAC), José Belizário Neto (ADUA), Ailton Lima Miranda (ADUFPA), Wanderley Padilha (SINDUNIFESSPA), Melque da Costa Lima (SINDUFAP), Gonzalo Adrián Rojas (ADUFCG), Sofia Dionizio Santos (ADUC), Marcos Pedroso (ADUFS), Celi Taffarel (APUB), Maelison Silva Neves (ADUFMAT), Vitor Wagner Neto de Oliveira (ADLeste), Cleuza Santos (ADUFRJ), Elizabeth Barbosa (ADUFF), Otávio Augusto Alves da Silveira (Seção Sindical ANDES-SN – UFSC), Luciana Lopes Coelho (ADUFDOURADOS).

Observadores:

José Luciando de Queiroz Aires (ADUFCG), Maria Luziete Alves Vanrzeler (ADUFMAT), Joacir Melo (ASPESJF) e Adriana Dalagassa (APUFPR), Júlio César Emboava Spanó (ADUFPel)


01/07/2015:

Diretoria

:

Giovanni Frizzo, Marinalva Oliveira, Renata Rena


Delegados

:

Augusto César Gomes Nagy (ADUFAC), José Belizário Neto (ADUA), Rosimê Meguins (ADUFPA), Benedito Gomes Santos Filho (ADUFRA), Wanderley Padilha (SINDUNIFESSPA), Melque da Costa Lima (SINDUFAP), Sofia Dionizio Santos (ADUC), Marcos Pedroso (ADUFS), Celi Taffarel (APUB), Maelison Silva Neves (ADUFMAT), Luciana Lopes Coelho (ADUFDOURADOS), Vitor Oliveira (ADLESTE), Patrick Wander Endlich (ADOM), Kate Paiva (ADUFF) e Otávio Augusto Alves da Silveira (Seção Sindical Andes – UFSC), Luciana Lopes Coelho (ADUFDOURADOS).

Observadores:

Edson Macalini (ADUA), José Luciano de Queiroz Aires (ADUFCG), Maria Luzinete Alves Vanrzeler (ADUFMAT) e Júlio César Emboava Spanó (ADUFPel).


INFORMES


  • Reunião ampliada dos SPF

    : Foi realizada no dia 28 de junho a reunião ampliada das entidades do Fórum dos SPF, que teve a participação das seguintes entidades presentes: ANDES-SN; ASSIBGE; ASFOC-SN; SINDIFISCO-NACIONAL; SINAL; SINASEFE; CNTSS; FENASPS; CONDSEF; CSP-CONLUTAS; CUT; SINDRECEITA; FENAJUFE; FASUBRA; SINAIT; PROIFES; ANFIP. Na reunião foram feitos informes das entidades, avaliação de conjuntura, atividades e encaminhamentos. Após as discussões, a proposta do governo foi rechaçada e aprovados encaminhamentos para a luta unificada.

  • Comando Nacional de Mobilização e Greve dos SPF (CNMG-SPF)

    : O CNG dos docentes federais do ANDES-SN participou da instalação do Comando Nacional de Mobilização e Greve dos SPF, conforme encaminhamento da reunião ampliada dos SPF realizada no dia 29 de junho, e foram encaminhadas algumas tarefas: Construção de um manifesto sobre a instalação do CNMG SPF; carta as centrais sindicais convocando para a greve geral; reunião do jurídico das entidades dos SPF; Boletim informativo orientando o fortalecimento dos Fóruns estaduais e realização de ato nos estados no dia 07 de julho, dia da reunião com o SRT-MPOG; A próxima reunião do CNMG SPF ocorrerá dia 02 de julho e terá como pauta a definição da data da caravana dos SPF à Brasília na segunda quinzena de julho.

  • Participação da mobilização contra a PEC 171/93

    : No dia 30 de junho, o CNG-ANDES-SN participou da mobilização contra a redução da maioridade penal em Brasília, em vista que estava na pauta da Câmara dos Deputados a votação da PEC 171/93 que trata da redução da maioridade penal. A mobilização iniciou pela manhã com uma marcha saindo do Museu Nacional deslocando-se para o Congresso Nacional onde ficamos durante todo o restante do dia acompanhando a discussão no plenário e desenvolvendo atividades em frente ao Congresso Nacional. Convocado pela UNE, OE UNE, ANEL e UBES, o CNG da FASUBRA e do ANDES-SN estiveram presentes na mobilização que contou com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas. No final da noite, ao ser votado, o texto substitutivo da PEC não foi aprovado. No entanto, no dia seguinte, o texto original foi colocado novamente em pauta para aprovação com algumas modificações, como a supressão dos trechos que consideram a redução também nos casos de crimes de tráfico, roubo e agressão física. Assim, a bancada proponente da PEC conquistou o voto de vários deputados que antes estavam indecisos e contrários, e a matéria foi aprovada.

  • Participação do ANDES no ato da FENAJUFE no Senado

    : No 30/06/2015 os professores Melque Lima, Renata Renan e Celi Taffarel representantes do CNG ANDES foram prestar solidariedade aos servidores do judiciário federal – FENAJUFE- , no senado Federal, que colocou em votação o projeto de Lei n° 11.416, de 15 de dezembro de 2006 – Plano de Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União. Na recepção do senado, policiais e funcionários encaminharam as pessoas que não entraram na plenária, pelo acesso reduzido, para um auditório, com intuito de acompanhar por meio de um telão, as discussões que ocorriam naquele momento.

  • A reunião das entidades da educação federal

    do dia 1 de julho tratou de questões logísticas e organizativas. Dentre as definições, foi acordado o seguinte: a reunião da educação federal terá a abertura com a mesa de conjuntura que será composta por representantes das entidades da educação federal (FASUBRA, SINASEFE, ANDES-SN, ANEL, OE-UNE e FENET), com um tempo de 10min para cada intervenção e posteriormente aberto aos demais participantes para falas. À tarde ocorrerá os GTs que tratarão do mote “contra os cortes no orçamento e por mais investimento em educação pública”. Ao final da tarde, teremos uma plenária em que serão apresentados os relatórios dos GT. Haverá uma comissão de sistematização composto por um representante de cada entidade que irá elaborar o manifesto a partir dos relatórios do grupo. No dia 7 de julho, a concentração da caravana será na tenda da FASUBRA as 9h e as 10h a marcha sairá em direção ao MEC onde será solicitado uma audiência com o Ministro da Educação para expor a pauta geral que unifica as entidades da educação federal: contra os cortes no orçamento para a educação pública e por mais investimento para a educação pública. Na parte da tarde, a marcha irá se deslocar para o MPOG para fazer o ato durante a reunião do governo com o Fórum dos SPF. ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE irão garantir alojamento e alimentação para os estudantes que virão dos estados. ANEL, OE-UNE e FENET irão realizar um levantamento do quantitativo de estudantes que virão para a caravana.


MOÇÃO DE REPÚDIO

MOÇÃO DE REPÚDIO À REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

O Comando Nacional de Greve dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior repudia a postura autoritária da Reitora da Universidade Federal do Amapá, Profa. Dra. Eliane Superti. Desde o início da greve dos professores e dos servidores técnico-administrativos, a Reitoria tem sistematicamente desrespeitado e procurado desqualificar as decisões coletivas das categorias, mesmo as das instâncias internas da UNIFAP. A atitude da Reitoria em desrespeitar a suspensão do calendário acadêmico, conforme decisão do Conselho Superior, orientando os professores que mantivessem suas atividades a fazerem o registro das mesmas em período posterior (assim que regularizado o calendário), em impetrar ação na justiça contra a greve dos técnico-administrativos, visando impedir manifestações durante a paralisação, bem como em tentar manter o funcionamento do módulo de julho/2015 do PARFOR, à revelia da decisão do movimento grevista e, no caso do PARFOR/Pedagogia, da maioria dos professores e estudantes que deliberaram pela suspensão do mesmo naquele curso, desabonam a construção de uma gestão democrática na universidade pública. É inadmissível a existência de posturas autoritárias que procuram criminalizar e desqualificar aqueles que lutam por direitos, incluindo a educação pública gratuita, laica, democrática e de qualidade.

Brasília, 01 de Julho de 2015

COMANDO NACIONAL DE GREVE – ANDES-SN


MOBILIZAÇÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA

O CNG-ANDES-SN convoca todas as sessões sindicais e convida demais entidades representativas de servidores federais e estudantes a participarem das atividades da greve:


  1. Reunião da Educação Federal

    : acontecerá nos períodos matutino e vespertino do dia

    06/07/2015

    , no Hotel Brasília Imperial (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 3, bloco H, Brasília – DF).

  1. Caravana em Defesa da Educação Pública

    : no dia

    07/07/2015

    será realizado um ato em defesa da educação pública no período da manhã e uma vigília para acompanhar a reunião entre o governo e o Fórum das Entidades Nacionais dos SPF, agendada para as 14h.


ENCAMINHAMENTOS

A Reunião Ampliada dos SPF deliberou pelos seguintes encaminhamentos.

  • Rejeitar a proposta do governo apresentada na reunião do dia 25 de junho, considerada uma afronta aos SPF e exige propostas que atendam às pautas da campanha salarial unificada 2015.
  • Fortalecer as greves em curso e ampliar para os demais setores, neste mês de julho, construindo a greve geral dos servidores públicos federais.
  • Enviar de caravanas à Brasília para pressionar o governo na reunião do dia 7 de julho com o MPOG.
  • Realizar ações (atos públicos, manifestações e paralisações pelos estados no dia 7 de julho).
  • Indicar para as centrais sindicais a necessidade de construir uma greve geral contra os ajustes fiscais e reformas que retiram direitos trabalhistas e em defesa das conquistas dos trabalhadores.
  • Solicitar a realização de audiência pública sobre campanha salarial (até dia 08/07) na câmara e senado.
  • Criar o comando nacional de mobilização/greve.
  • Dar continuidade a confecção de materiais unificados do fórum.
  • Realizar reunião das assessorias jurídicas das entidades nacionais dos servidores públicos federais para preparar estratégia de medidas anti-greve que o governo poderá encaminhar.
  • Realizar Marcha unificada dos Servidores Federais para a 2º quinzena de julho, com data a ser definida na reunião seguinte.
  • Instalar o comando nacional de mobilização/greve, dia 29/06, às 19 horas, sede da CONDSEF.
  • Orientar a participação das entidades na marcha do dia 30 de junho, pela manhã, em Brasília contra a redução da maioridade penal que será votada na Câmara dos Deputados nessa data.
  • Acompanhar a votação do PLC 28 (judiciário federal) no dia 30 de junho, às 14h, no Senado.



QUADRO ATUALIZADO DA DEFLAGRAÇÃO DA GREVE NAS IFE

(Em destaque as Seções com novas deflagrações)


Número

Seção Sindical

IFE
01 ADUFAC Universidade Federal do Acre
02 ADUA Universidade Federal do Amazonas
03 SINDUFAP Universidade Federal do Amapá
04 ADUFRA Universidade Federal Rural da Amazônia
05 ADUFPA Universidade Federal do Pará
06 SINDUNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
07 SINDUFOPA Universidade Federal do Oeste do Pará
08 ADUNIR Universidade Federal de Rondônia
09 SESDUF-RR Universidade Federal de Roraima
10 SESDUFT Universidade Federal de Tocantins
11 SINDIFPI Instituto Federal do Piauí
12 ADUFERSA Universidade Federal Rural do Semiárido
13 ADUFAL Universidade Federal de Alagoas
14 ADUFS Universidade Federal de Sergipe
15 ADUFPB Universidade Federal da Paraíba
16 SINDUNIVASF Universidade do Vale do São Francisco
17 APUB Universidade Federal da Bahia
18 APUR Universidade do Recôncavo da Bahia
19 ADUFOB Universidade Federal do Oeste da Bahia
20 APRUMA Universidade Federal do Maranhão
21 ADUFCG Universidade Federal de Campina Grande
22 ADUFCG-PATOS Universidade Federal de Campina Grande – Patos
23 ADUC Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras
24 ADUFMAT Universidade Federal do Mato Grosso
25 ADUFMAT- RONDONÓPOLIS Universidade Federal do Mato Grosso – Rondonópolis
26 CAMPUS GOIÁS Universidade Federal de Goiás
27 ADCAJ Universidade Federal de Goiás – Jataí
28 ADUFDOURADOS Universidade Federal da Grande Dourados
29 ADUFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
30 ADLESTE Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Três Lagoas
31 ADUFF Universidade Federal Fluminense
32 ADUFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro
33 ADUNIFESP Universidade Federal de São Paulo
34 ADOM Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
35 ADUFLA Universidade Federal de Lavras
36 UFSC Universidade Federal de Santa Catarina
37 SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN na UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul


VERSÃO EM PDF DO COMUNICADO 20