COMUNICADO OFICIAL: COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DA ESAN (Escola de Administração e Negócios) UFMS – MARÇO 2021

COMUNICADO OFICIAL 

COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DA ESAN (Escola de Administração e Negócios) UFMS – MARÇO 2021

Cara Comunidade Acadêmica da Esan, 

Em reuniões realizadas, nos dias 10 de fevereiro e 1º de março de 2021, a Comissão de Biossegurança da Esan analisou o quadro atual da Pandemia do Covid-19, em Campo Grande/MS, e os seus membros decidiram, por unanimidade, que o primeiro semestre letivo de 2021 continuará a ser ministrado, exclusivamente, na modalidade de Ensino Remoto de Emergência (ERE). O período que abrange o primeiro semestre letivo de 2021, já descrito no Calendário Acadêmico 2021, está disponível na página eletrônica oficial da UFMS e da Esan. 

Assim, todas as atividades acadêmicas presenciais permanecem suspensas, como nos dois semestres anteriores. As reuniões administrativas de Coordenações de Cursos (graduação e de pós-graduação) deverão continuar a ser realizadas apenas por via remota, assim como as orientações de alunos em Estágios, bem como aqueles que fazem pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Dissertação e Tese. 

Ainda durante o primeiro semestre de 2021.1, a Comissão do Plano de Segurança da Esan iniciará um processo dialógico com a comunidade acadêmica (coordenações de cursos, docentes, representantes discentes, técnicos e terceirizados), com o intuito de planejar e preparar um possível retorno, de forma gradual, às atividades presenciais seletivas, com pequenos grupos de estudantes, apenas para o semestre letivo de 2021.2, conforme já autorizado pelas normativas vigentes.

Ainda durante o primeiro semestre de 2021.1, a Coordenação de Gestão Acadêmica (Coac), através de levantamento de dados oficiais, identificará as disciplinas com alto grau de reprovações, bem como selecionará os alunos que apresentam ou que venham a autodeclarar estar em dificuldades de aprendizado. Uma vez identificados esses alunos, a Coac/Esan, alinhada com as Coordenações de Cursos, poderá organizar a formação, de pequenos grupos de alunos, para serem atendidos, de forma presencial, no segundo semestre (2021.2), em horários e salas a serem organizadas para que ocorra um atendimento seguro a todos os envolvidos.

As atividades administrativas, por parte dos técnicos administrativos, no primeiro semestre ocorrerão pelo trabalho presencial, de forma gradual e escalonada, priorizando-se sempre o atendimento virtual. As entregas de certificados e diplomas continuarão a ser realizadas, seguindo todas as orientações de Distanciamento/Isolamento Social, com atendimento presencial somente em casos urgentes.

As entregas dos documentos solicitados dar-se-ão por meio de agendamento digital, via e-mails institucionais (https://esan.ufms.br/contatos-de-atendimento-durante-a-pandemia-de-covid-19/). 

A Comissão de Biossegurança da Esan está atualizando o Plano de Biossegurança da Esan, seguindo as diretrizes das normas vigentes, especialmente, o recente Plano de Biossegurança da UFMS (versão 3.0), a Instrução Normativa nº 21-Progep/UFMS, de 1º de março de 2021 e a Portaria nº 1235-RTR/UFMS, de 19 de fevereiro de 2021 (enviadas anexas ao e-mail institucional de todos).

A Comissão de Biossegurança da Esan reforça que nosso compromisso é com a preservação da saúde de nossos acadêmicos, técnicos administrativos, docentes e terceirizados, assim como de seus familiares.

Assim, a Comissão de Biossegurança da Esan solicita à toda a comunidade acadêmica da ESAN que se cuide, que evite aglomerações e siga os protocolos de prevenção. 

Juntos vamos vencer essa batalha! 

A Direção da Esan deseja as Boas-Vindas a todos os calouros e um ótimo retorno às atividades acadêmicas, na modalidade de Ensino Remoto de Emergência (ERE), e um excelente ano letivo. 

A DIREÇÃO

A COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA DA ESAN – UFMS