Comunidade da UFMS protesta a favor da democracia e contra o autoritarismo






Foto: ARNOR RIBEIRO/ADUFMS-SINDICATO

Estudantes, docentes e técnic@s administrativ@s tornearam o Paliteiro (símbolo da Universidade Federal de Mato Grosso Sul) com faixa de luto em defesa da democracia. Elas/eles protestaram contra a onda repressiva da Justiça Eleitoral e da Polícia a atividades contra o autoritarismo desenvolvidas em instituições públicas de ensino superior, pesquisa e extensão no Brasil.

O ato aconteceu nesta sexta-feira 26 de outubro na Cidade Universitária Campo Grande (UFMS) no fim da manhã e início da tarde. Na manifestação foram lembrados os trinta anos da Constituição Federal de 1988, carta que instituiu direitos humanos e democracia como fundamentais para o exercício da liberdade de expressão no País. Antes do ato, as pessoas se concentraram na entrada da Biblioteca Central.

Integrantes da comunidade universitária gritaram pelo exercício dos direitos democráticos e abominaram qualquer forma de autocracia, governo e Estado repressivos. “Não à censura! Abaixo a ditadura!”, exclamaram @s manifestantes.

A organização de alun@s na UFMS pela democracia e em defesa da universidade pública foi enfatizada nas vozes de protesto. “Nas ruas, nas praças… Quem disse que sumiu?! Viva o movimento estudantil!”, pronunciavam.

Participaram do ato a

ADUFMS-Sindicato

e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e dos Institutos Federais de Ensino, no Estado de Mato Grosso do Sul (

Sista-MS

). A presidenta da ADUFMS-Sindicato, Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, reforçou o compromissão dos movimentos “de dizer que a universidade pública pertence ao povo do Brasil”.

A acadêmica Camila Jara alertou contra o processo de extermínio da liberdade constitucional de expressão das ideias, sem qualquer forma de censura. “A gente vai perdendo aos poucos os direitos.”  A imprensa acompanhou a manifestação.

Veja o vídeo da manifestação

Comunidade universitária da UFMS protesta contra repressão dos TREs às universidades brasileiras



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato