Coronavírus: alunas/os da UFMS fazem abaixo-assinado para suspender semestre letivo

ESTUDANTES da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) organizaram petição eletrônica pedindo que a reitoria suspenda o semestre letivo por conta da crise sanitária do novo coronavírus (SARS-CoV-19), causador da Covid-19. O abaixo-assinado já conta com mais de mil assinaturas. 

Uma das grandes reclamações é a falta de acesso a internet rápida e computadores por boa parcela da comunidade estudantil, de modo que prejudica os estudos dirigidos. 

Outra questão é a locomoção até a universidade, pois o Consórcio Guaicurus suspendeu o passe livre estudantil para que a rede de transporte coletivo atenda apenas trabalhadoras/es da área de saúde, o que impossibilita estudantes carentes da UFMS ir às instalações ofertadas pela universidade para o acompanhamento.

Elas/eles alegam ainda que as atividades não serão suficientes para garantir a qualidade dos estudos dirigidos e que as/os professoras/es não tiveram tempo para preparar os conteúdos de acordo com as novas plataformas apresentadas. Muitas/os estão utilizando outros mecanismos: grupos de WhatsApp, Facebook, Skype, AVA e outras conexões, mesmo com esses sistemas sendo instáveis.

Os/as estudantes pedem que as atividades realizadas até o momento sejam validadas até o instante da suspensão do semestre, a continuidade dos auxílios às acadêmicas/os carentes e a organização de um calendário pós-paralisação que respeite docentes, bem como alunas/os, sem "empilhar semestres e conteúdos”, finaliza o texto. 

Das 69 universidade federais do país, 12 autorizaram a continuidade de suas atividades curriculares a distância. Em sua grande maioria, as universidades federais paralisaram todas as suas atividades por tempo indeterminado ou parcial.

Em páginas no Facebook e na da petição, estudantes dizem estar abaladas/os com a situação, o que prejudica o aprendizado.


Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional