Coronavírus: alunas/os da UFMS fazem abaixo-assinado para suspender semestre letivo

01 jan, 1970 Adufms

Professores recebem homenagem em celebração ao centenário de Paulo Freire

ESTUDANTES da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) organizaram petição eletrônica pedindo que a reitoria suspenda o semestre letivo por conta da crise sanitária do novo coronavírus (SARS-CoV-19), causador da Covid-19. O abaixo-assinado já conta com mais de mil assinaturas. 

Uma das grandes reclamações é a falta de acesso a internet rápida e computadores por boa parcela da comunidade estudantil, de modo que prejudica os estudos dirigidos. 

Outra questão é a locomoção até a universidade, pois o Consórcio Guaicurus suspendeu o passe livre estudantil para que a rede de transporte coletivo atenda apenas trabalhadoras/es da área de saúde, o que impossibilita estudantes carentes da UFMS ir às instalações ofertadas pela universidade para o acompanhamento.

Elas/eles alegam ainda que as atividades não serão suficientes para garantir a qualidade dos estudos dirigidos e que as/os professoras/es não tiveram tempo para preparar os conteúdos de acordo com as novas plataformas apresentadas. Muitas/os estão utilizando outros mecanismos: grupos de WhatsApp, Facebook, Skype, AVA e outras conexões, mesmo com esses sistemas sendo instáveis.

Os/as estudantes pedem que as atividades realizadas até o momento sejam validadas até o instante da suspensão do semestre, a continuidade dos auxílios às acadêmicas/os carentes e a organização de um calendário pós-paralisação que respeite docentes, bem como alunas/os, sem "empilhar semestres e conteúdos”, finaliza o texto. 

Das 69 universidade federais do país, 12 autorizaram a continuidade de suas atividades curriculares a distância. Em sua grande maioria, as universidades federais paralisaram todas as suas atividades por tempo indeterminado ou parcial.

Em páginas no Facebook e na da petição, estudantes dizem estar abaladas/os com a situação, o que prejudica o aprendizado.


Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional

Compartilhe: