Docentes da ADUFMS participam do 39º Congresso do Andes

Foto: ANDES-SNDELEGAÇÃO composta por oito docentes da ADUFMS participa do 39º Congresso do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), que acontece desde a última terça-feira 4 em São Paulo (SP). Com o tema central Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita, o evento segue até o próximo dia 8 de fevereiro e reunirá cerca de setecentos docentes de todo o país.

De acordo com a Professora Doutora Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, o congresso deve definir as propostas apresentadas nos grupos de trabalho. 

"Neste momento está sendo discutida a construção da greve geral das instituições federais de ensino superior. Estamos cobrando uma pauta para a greve que vá ao encontro com as reivindicações diretas dos docentes, como é o caso das perdas salariais pela ausência de reajustes nos últimos anos, nova alíquota da Previdência, perda de direito à aposentadoria, abono-permanência, apoio para qualificação, entre outros pontos”, comentou Mariuza Aparecida.

Para a delegada, o tema Greve Geral irá sintetizar a importância do debate entre as/os docentes das IES.  "A depender do texto aprovado, teremos a indicação do papel do ANDES para o conjunto dos trabalhadores na construção da efetivação de uma Greve Geral", avaliou a docente, que também é uma das delgadas da ADUFMS no Congresso.

Ítalo Milhomem

DRT/636/MS