Docentes da UFMS fazem confraternização em Campo Grande

Mais de duzentos professores e professoras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), familiares, amigos e funcionários/as da

ADUFMS-Sindical

foram à confraternização ocorrida na última sexta-feira à noite em Campo Grande. O jantar promovido pela diretoria do Sindicato

,

gestão

Autonomia Sindical,

foi comemorativo ao Dia do Professor (15 de outubro).

A comemoração foi uma oportunidade para os docentes e as docentes trocarem ideias sobre o movimento docente na UFMS. Falando em nome da diretoria, o presidente da

ADUFMS-Sindical

, professor José Carlos da Silva, reiterou a importância do jantar não só como comemoração, “mas também para conversarmos e refletirmos sobre a importância da organização sindical na luta pela educação pública, na conquista e defesa dos direitos adquiridos pelas professoras e pelos professores no decorrer dos anos”. Silva acrescentou: “É importante, para nós, defender a valorização do trabalho docente e daqueles que contribuíram durante anos para a melhoria do ensino superior e da educação brasileira. Não podemos deixar retroceder nossas conquistas!

Entre as referências que norteiam atuação da

ADUFMS-Sindical

, José Carlos citou salários mais dignos, melhores condições de trabalho, jornada de trabalho, carreira docente no ensino superior federal, previdência e saúde dos/das docentes. O sindicalista destacou “a relevância da organização e participação ativa [de professoras e professoras] no movimento sindical para o avanço dos direitos da categoria e melhora da qualidade da educação superior pública no Estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil”.

O professor José Carlos reforçou que, “independente de quem esteja governando o país ou dirigindo a UFMS, é fundamental estar atento ao processo de gestão das questões educacionais, trabalhistas, dos direitos dos aposentados e pensionistas, além de lutas por uma sociedade cada vez mais democrática, mais justa e menos desigual”. Para que essas demandas sejam negociadas com força política e poder de convencimento, o presidente da ADUFMS-Sindical disse ser necessária a ampliação de “mecanismos de participação da comunidade universitária e da sociedade.”

Silva encerrou seu discurso homenageando as docentes e os docentes. “Parabéns a todos e a todas pela garra, disposição, dedicação, empenho nesse trabalho de professor, função social digna e especial para a vida dos brasileiros!”

Além do professor José Carlos, outros/outras integrantes da diretoria Autonomia Sindical estiveram no jantar: as professoras Mariuza Aparecida Camillo Guimarães e Ana Paula Salvador Werri, os professores Moacir Lacerda, Antonio Lino Rodrigues de Sá e Marco Aurélio Stefanes. Representantes sindicais também compareceram ao jantar.



Assessoria de Comunicação da ADUFMS-Sindical