Docentes das federais indicam paralisação contra cortes na educação e Future-se






⇒ PROFESSORES/AS DA REDE FEDERAL DE ENSINO LIGADAS/OS AO ANDES-SN (SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR


)

indicaram dois dias de paralisação contra os cortes na educação e contra o programa do governo de sucateamento das instituições federais de ensino, o Future-se/Fature-$e. As/os docentes vão paralisar por 48 horas nos dias 2 e 3 de outubro como protesto.

A docência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ainda vai fazer assembleia geral para definir a adesão ao movimento paredista nacional proposto pelo

ANDES-SN

, porém foi tirado a realização de atos para discutir com a comunidade universitária os cortes na educação e o Future-se, nos dias 24 e 25 de setembro.

A decisão do Sindicato Nacional teve como referência as deliberações das assembleias de base realizadas nas instituições federais de ensino nas últimas semanas e o calendário de lutas que vem sendo construído em conjunto com as demais entidades do setor da educação.

As/os docentes aprovaram a realização de assembleias comunitárias para discutir a situação financeira das instituições federais de ensino superior (Ifes) e a construção de dias de mobilização com atividades das universidades, institutos federais, centros federais de educação tecnológica (Cefets) nas praças e outros locais públicos, para dialogar com a sociedade.

Cortes

Além disso ressaltou-se a importância de as seções sindicais fazerem levantamento, até 25 de setembro, dos impactos dos cortes de verbas nas instituições, visando à elaboração de  material especial sobre a situação das Ifes.

Para fortalecer a construção do movimento, foi indicado calendário de mobilizações em conjunto com outras categorias.


No dia 20, na Greve Mundial do Clima, as entidades se unem para realizar um dia nacional de luta em defesa da Amazônia, da Ciência, da Tecnologia e da Educação.


Já no 25 de setembro, as entidades vão incorporar a data, proposta pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (

SBPC

), como Dia de Mobilização em Defesa da Ciência e Tecnologia Públicas.

Setor da Educação

As entidades representativas de docentes, de técnicas/os administrativas/os e de estudantes –

ANDES-SN

, Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil  (

Fasubra Sindical

), Sindicato Nacional dos(as) Servidores (as) Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (

Sinasefe

) e União Nacional dos Estudantes (

UNE

) -, se reuniram em Brasília (DF) para avançar na construção da próxima mobilização conjunta em defesa da educação pública, contra os cortes orçamentários e contra o Future-se.

Calendário de luta

20/09 – Greve mundial do Clima – Dia Nacional de Luta em Defesa da Amazônia, da Ciência, da Tecnologia e da Educação.
25/09 – Dia em Defesa da Ciência e Tecnologia Públicas, com atividade em Brasília (DF).
2 e 3/10 – Greve Nacional da Educação, de 48 horas.
3/10 – Dia em Defesa da Soberania Nacional, da Ciência, Tecnologia e Educação.



ANDES-SN e Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical