Docentes discutem, em Nova Andradina, imposição da disciplina de Empreendedorismo na UFMS







Presidenta Mariuza faz balanço das ações desenvolvidas pela ADUFMS-Sindicato em defesa dos docentes.

A direção da ADUFMS-Sindicato, na terça-feira (19.05), discutiu com os docentes do campus de Nova Andradina a imposição da disciplina de Empreendedorismo e Inovação nos cursos da UFMS. Para a entidade o convênio firmado com o Sebrae-MS, pelo Acordo de Cooperação nº 12/2018, processo nº 23104.011417/2018-72,  de 03 de março deste ano,  ofertando a disciplina em todos os

campi

, pela atual administração da UFMS, não foi discutido nas instâncias superiores e colegiadas da UFMS.

Na visão do Sindicato, a contratação do Sebrae-MS para ministrar os cursos de treinamento sem a discussão do projeto pedagógico, objetivos e a composição da ementa, nas instâncias competentes, fere os princípios democráticos que sempre nortearam os colegiados de cursos e faculdades.

Também desconsidera a importância dos cursos de Administração, Economia, Sistemas, Contabilidade e Engenharia de Produção e outros, composto por professores com mestrados e dourados, pós-doutorado, de alto nível de capacitação na área de negócios. Para a direção, os docentes destas áreas poderiam contribuir a partir de pesquisas elaboradas no segmento no projeto pedagógico de treinamento, que deveria, na opinião dos diretores, estar restrito aos cursos afins ou como opção curricular aberta aos interessados.

A iniciativa de implantar, por exemplo, os conteúdos da disciplina empreendedorismo em cursos como Pedagogia destoa do compromisso da universidade com o fortalecimento da educação pública e gratuita. Reforça ainda a disseminação da competitividade e da meritocracia em substituição a economia solidária ou construções de novas formas e paradigmas econômicos que levem em conta a realidade econômica do País e o contexto  econômico internacional.

Para professores ligados a área, a carga horária de três horas de treinamento é insuficiente para repasse de conteúdos necessários à compreensão das relações econômica e gargalos em que está inserida a economia do País, bem como o repasse das teorias básicas da
Administração.

A seleção sem critério para escolha dos participantes também é criticada pela direção da ADUFMS-Sindicato. Boa parte dos docentes escolhidos para o treinamento não é da área e apresenta dificuldade para fechamento da carga horária. Desta forma, abraça a nova disciplina como forma de fechar a jornada de trabalho mínima para evitar prejuízos a progressão, reforçando o desvio de finalidade em relação a sua área de conhecimento e para qual foi concursado.

Outro questionamento é referente a concessão de diárias e hospedagem aos professores, no momento em que boa  parte dos professores encontra dificuldade para participação em eventos científicos que somam na avaliação da carreira.

 

Assessoria de imprensa da ADUFMS-Sindicato.