02 jun, 2017 Adufms
Diversos/as docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estão recebendo Circular Interna cobrando a entrega do diploma de especialização, mestrado e doutorado original à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) sob ameaça de ter as progressões e promoções das carreiras cortadas da folha de pagamento.
A direção da
ADUFMS-Sindicato
, seguindo deliberação do Conselho de Representantes Sindicais, reunido na terça-feira 31 de janeiro, solicita que as/os professoras/es que receberam a Circular Interna n. 001/2017 entrem em contato com a Assessoria Jurídica da entidade para analisar os aspectos legais da medida e, se necessário, ingressar com ação judicial nas instâncias necessárias.
A CI justifica a medida em função de acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação à Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O diploma deverá ser entregue no prazo de 180 dias.
A progressão e a promoção na carreira de diversas/os docentes aconteceram mediante protocolização da ata de aprovação pela banca examinadora na Progep, em razão da demora burocrática na expedição do certificado definitivo. A partir daí, considerando os interstícios legais, o/a professor/a passou a incorporar a titulação no pagamento.
No entanto, em virtude da desorganização administrativa verificada na gestão anterior, diversas/os docentes encaminharam a documentação necessária diretamente à Progep-RTR, solicitada à época por telefone, sem protocolização. Os certificados e documentos necessários foram extraviados e as/os professoras/es não foram notificados por CI comunicando o fato. A
ADUFMS-Sindicato
recomenda que os procedimentos de cobrança de documentos ou entrega sejam feitos de forma oficial por meio de CI e devidamente protocolizado, para evitar prejuízos ao exercício profissional.
Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato
Compartilhe: