Edital estimula formação à pesquisa de oceanos e leva brasileiros para painel internacional

Publicada nesta sexta-feira, 14, o

novo edital

do

Programa IODP/Capes-Brasil

. O programa tem como objetivo estimular a realização de projetos de pesquisa no país para apoiar a formação de recursos humanos voltados à pesquisa dos oceanos e promover a participação de pesquisadores nos painéis JOIDES Resolution Facility Advisory Panels como representantes do Brasil. A data-limite para inscrição nos painéis é

22 de agosto

e, para submissão de projetos,

5 de setembro

.

O International Ocean Discovery Program (

IODP

) é um programa internacional de pesquisas marinhas, hoje apoiado por 26 países, que visa investigar a história e a estrutura da Terra a partir do registro de sedimentos e rochas. Este programa reúne parte significativa da comunidade científica atuante na ciência do mar em águas profundas e tem como objetivo explorar de forma integrada o sistema Terra. Para isto, usa o atual e mais evoluído estado da arte da tecnologia em perfuração oceânica como instrumento para novas descobertas, permitindo a disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais.

O IODP/Capes-Brasil é executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a National Science Foundation (NSF).


Projetos


Serão aprovados até dez projetos com duração máxima de cinco anos para a execução das atividades. O valor total do financiamento a ser repassado ao projeto é de R$ 1 milhão. São financiáveis bolsas no país de doutorado e pós-doutorado e bolsas no exterior de doutorado-sanduíche, estágio pós-doutoral e estágio sênior, além de passagens aéreas, diárias para missões de pesquisa e docência, auxílio-instalação para missões de estudo e de pesquisa no exterior e de docência no país para pesquisadores qualificados. Estão previstos, ainda, auxílio deslocamento e seguro saúde para os bolsistas no exterior e passagens e diárias para participação em eventos acadêmicos em temas relacionados ao projeto no exterior.


Painéis


Para participação nos painéis, serão aprovadas até seis candidaturas a representantes, sendo dois candidatos por painel. A duração máxima para acompanhamento e participação das atividades dos painéis é de cinco anos. O valor total do financiamento para cada candidato selecionado aos painéis é de até R$ 175 mil para o financiamento exclusivo de passagens e diárias para participação das atividades do JOIDES Resolution Facility Advisory Panels.

Mais informações sobre a seleção pelo e-mail

[email protected]

.

Acesse o

edital

.

Leia também:


Bolsista da Capes e professor da USP participam de expedição no mar da Costa Rica


Fonte: CCS/Capes