Educação Superior da América Latina e Caribe é tema de Encontro de Organizações Sindicais

De 23 a 25 de abril, representantes de organizações sindicais da educação superior estarão reunidos, em Porto Alegre, para discutir temas centrais da educação da América Latina e Caribe. O Encontro Internacional das Organizações Sindicais é promovido pela Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES-Federação) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), em parceira com a ADUFRGS-Sindical e com o Sinpro/RS.

O evento abordará temas como a Integração das Universidades da América Latina – A Experiência do Grupo Montevidéu; O papel das Universidades na Formação dos Professores; Financiamento e Regulação da Educação Superior e Reconhecimento dos Diplomas; e Organização Sindical.

Para o presidente do PROIFES, Eduardo Rolim, o encontro ressalta o trabalho de integração sindical entre os países e a importância dessa articulação para o fortalecimento do movimento sindical. Ressalta também o reconhecimento da Internacional de Educação da América Latina ao trabalho que o PROIFES desenvolve há 10 anos, representando de forma efetiva os professores federais do Brasil, na medida que a IEAL decidiu realizar este encontro que já teve 5 edições anteriores, pela primeira vez no Brasil, sob organização da entidade.

O PROIFES é uma das três entidades brasileiras filiadas à Internacional da Educação, central que reúne milhões de trabalhadores da educação no mundo inteiro. Além da Federação, que representa os professores federais, também são filiadas a Contee, que representa os professores das instituições privadas e a CNTE, a maior confederação do Brasil, que representa os professores do ensino público de nível básico e também participa do Encontro.

Veja aqui a programação completa:

Dias

22 e 23

Dias

23, 24 e 25

Mas informações no

blog

do encontro.


PROIFES-Federação