Em MS, 45 cursos superiores tiveram nota abaixo da média no Enade 2012

Dos 117 cursos superiores de Mato Grosso do Sul inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012, 45 tiveram nota abaixo da média, segundo o Ministério da Educação (MEC). A lista divulgada pelo órgão aponta que 34 cursos do estado tiveram com nota 2 e 11 cursos foram avaliados com nota 1.

Ainda conforme o relatório, oito cursos tiveram nota máxima, 13 tiveram nota 4, acima da média, e outros 48 cursos foram avaliados com nota 3, que corresponde à média esperada. Outros três cursos ficaram sem pontuação por falta de participação dos alunos na prova.

As menores avaliações correspondem a quatro universidades públicas e sete universidades particulares. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve os cursos de administração (campus de Bonito), ciências econômicas (campus de Campo Grande) e jornalismo (campus de Campo Grande) com nota 1.

Ao G1, a assessoria da UFMS informou que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação fará uma avaliação aprofundada nos cursos nas próximas semanas.

O curso de psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) também teve nota 1. A assessoria da instituição informou ao G1 que “aguarda a publicação do relatório de curso do Enade e demais índices para proceder a análise de desempenho dos seus cursos”.

A Universidade Anhanguera Uniderp teve nota 1 no curso de tecnologia em marketing e em outros dois cursos do centro universitário de Campo Grande, que foram direito e tecnologia em logística. Por meio de nota, o estabelecimento de ensino superior afirmou que “já tem um plano de melhorias em execução para a Universidade Anhanguera-Uniderp e para o Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, e não poupará esforços para cumprir todas as exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC)”.

Os demais cursos com nota 1 foram administração nas Faculdades Integradas de Paraníba (Fipar); administração nas Faculdades Integradas de Cassilândia; turismo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e tecnologia em gestão de recursos na Faculdade de Tecnologia de Nova Andradina (Fatec-MS). O G1 entrou em contato com as instituições, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.


Nota máxima

– Tiraram 5 o curso de administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Três Lagoas; o curso de direito da UFMS de Campo Grande; direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí; direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); ciências contábeis das Faculdades Magsul em Ponta Porã; ciências contábeis da UFGD, tecnologia em logística da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e publicidade e propaganda do Centro Universitário da Grande Dourados.

O índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários) por totais contínuos que vão de zero a cinco pontos, com divisão por casas decimais e em faixas que vão de um a cinco. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar entre três e cinco.


G1 MS