Em respeito às/aos filiados da ADUFMS-sindicato, a ADUFMS-Sindicato provoca debates entre chapas candidatas à Reitoria da UFMS Gestão 2016-2020

A Diretoria da

ADUFMS-Sindicato

sempre esteve presente e indicando a necessidade de debates como forma de democratizar o processo de Consulta à Comunidade para composição de lista tríplice à Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como tradicionalmente já ocorreu em todas consultas realizadas nos pleitos anteriores.

Para o Sindicato, a promoção de debates seria tarefa da Comissão Executiva Central da UFMS. Essa posição foi definida em reunião da diretoria ampliada, com a participação dos/as representantes sindicais no dia 4 de julho de 2016. No entanto, a Comissão se eximiu da responsabilidade, transferindo para as chapas concorrentes a organização dos debates.

Como na reunião ordinária seguinte da

ADUFMS-Sindicato

(ocorrida no dia 18 de julho de 2016) ainda não havia manifestação da Comissão Executiva Central sobre a definição de debates, apesar de insistentes pedidos, a Diretoria da entidade, reunida com a presença de representantes sindicais, decidiu encaminhar os debates e entregar oficialmente as propostas da categoria, aprovadas em assembleia geral, para as chapas concorrentes.  Em 18 de julho de 2016 foram feitos contatos telefônicos com representantes das duas chapas concorrentes visando definir as respectivas datas em reunião marcada na

ADUFMS-Sindicato

no dia 19 de julho de 2016, da qual a chapa Juntos pela UFMS foi convidada e não se fez presente. A celeridade se deu visando o aproveitamento do tempo e pela possibilidade de flexibilização das agendas das/dos integrantes das chapas.

Coincidentemente, no dia 19 de julho de 2016, a Comissão Executiva Central convocou reunião para o mesmo horário e, mesmo sem quórum, o presidente da Comissão Executiva Central expediu resolução

ad referendum,

encaminhando a realização de debate em Campo Grande para o dia 2 de agosto de 2016, a ser realizado às 8h30min no Teatro Glauce Rocha.

Dessa forma, como já haveria debate em Campo Grande, a

ADUFMS-Sindicato

entendeu que o objetivo primeiro já havia sido atendido, portanto, passamos a investir esforços para atender os três maiores

campi

do interior – Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá –, garantindo apoio ao deslocamento das/os representantes sindicais para que pudessem, depois, debater com os demais colegas nos seus respectivos locais de trabalho.

Mediante essa decisão, a

ADUFMS-Sindicato

realizou, às 15h de 19 de julho de 2016, reunião para definição da agenda de debates no interior com comparecimento de apenas uma das chapas. A outra chapa informou diretamente à presidenta da entidade, por telefone, que não participaria de debates não-oficiais. Entretanto, acreditamos ser o debate a melhor forma de exposição e discussão de ideias, e os encaminhamentos definidos em reunião foram levados adiante.

Portanto, os debates ocorrerão nos dias:


26 de julho de 2015 em Três Lagoas

;


27 de julho de 2016 em Aquidauana

;


28 de julho de 2016 em Corumbá

.

Infelizmente, não poderemos realizá-los nos demais

campi

conforme foi nossa expectativa inicial. Mas, como debater é preciso, contamos com a participação de todas/todos e, sobretudo, defendemos a sua participação no dia 4 DE AGOSTO DE 2016.

Viva a democracia e o debate de ideias!


Continuamos na luta por uma universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciada.

PARTICIPE! VOTE! EXERÇA SEU DIREITO DE DECISÃO!


A ilustração em destaque foi baixada do site da Adufal (http://www.adufal.org.br/site/mostranoticia.aspx?cod=12464).