Estudantes da Facom-UFMS pedem metodologias adequadas para aulas a distância

25-05-2020


Calendário acadêmico e sua atropelada forma de realização a distância têm acumulado diversas avaliações


Aula na Facom antes da pandemia – Foto reproduzida de <https://www.ufms.br/facom-tem-aula-magna-no-dinter-ufmg-ufms/>

 ACADÊMICA(O)S da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Facom-UFMS) organizam abaixo-assinado contra a forma pela qual o ensino a distância está sendo aplicado durante a suspensão das aulas presenciais na pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19. O documento com as assinaturas será enviado à direção da Faculdade.

Entre as dificuldades encontradas pela(o)s aluna(o)s está a sobrecarga de atividades propostas pelos docentes da Faculdade, que são complexas, para ser substituídas por presença nas aulas.  

As/os estudantes reclamam que há casos em que docentes aparecem muitas vezes apenas para realizar as avaliações das atividades disponibilizadas no AVA.


Outro ponto lembrado é que disciplinas que deveriam ser "práticas, com carga horária igual ou superior a 68 horas, estão sendo todas passadas teoricamente, sem disponibilizar aos discentes o uso desse tempo para a execução das atividades".


O calendário acadêmico e a sua atropelada forma de realização a distância têm acumulado diversas avaliações "para a semana subsequente a sua data de validação". As/os professora(e)s estão adotando procedimentos mais complexos "para cobrir presenças". Está ocorrendo uma "desorganização com as atividades que valem ou não nota, em uma hora a lista de atividades é só pra praticar o conteúdo, mas em outra hora, e em cima do prazo, vale presença em todos as aulas durante a pandemia".

O aumento da dificuldade das provas por conta da não-realização presencial e conteúdos empurrados para concluir o semestre dentro do prazo estipulado pela reitoria compõem os obstáculos impostos às/aos alunas/os.

As/os responsáveis pela petição avaliam que essa situação atípica da mudança brusca do ensino presencial para a distância, sem adaptação e mudança de metodologia, vai reprovar boa parte das/os estudantes, que, vendo as dificuldades, estão cancelando as disciplinas.

“É importante ressaltar que a universidade trabalha no esquema semestre par e semestre ímpar, haja vista alunos que reprovarem de certas matérias agora ou as cancelarem só poderão refazê-las no ano que vem!”, dizem as/os acadêmica(o)s no texto do abaixo-assinado.  

Reivindicações de estudantes da Facom 

  • “organização por parte dos professores em relação ao semestre; 
  • novo cronograma para as avaliações; 
  • pensamento mais humano por parte dos professores; 
  • acompanhamento da diretoria e coordenação com relação às atividades propostas por cada docente; 
  • padronização das TICs.”

Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional