Evento e distribuições de materiais marcam 8 de março na Adufms

O dia 8 de março foi de celebração, reflexão e mobilização nas unidades da Adufms. Houve distribuição de adesivos e marca-páginas em várias sedes, além de bottons em Aquidauana e canetas em Três Lagoas. Em Campo Grande, a Adufms organizou, junto ao Sindjor-MS (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul), o painel “Das ruas às redes: um bate-papo com as mulheres do Jornalismo sobre os desafios da formação e profissão para o Dia Internacional da Mulher”.

Além do Dia Internacional da Mulher, foi celebrado o aniversário de 40 anos do Sindjor. A professora Dra. Mariuza Guimarães, vice-presidenta da Adufms, fez a abertura da mesa ao lado do jornalista Walter Gonçalves, presidente do Sindjor, da jornalista Tainá Jara e da professora Dra. Katarini Miguel, do curso de Jornalismo.

Mariuza usou de seu tempo para homenagear o mestrando Danilo Cezar de Jesus Santos, cujo corpo sem vida havia sido encontrado na mesma data, pela manhã, após três dias desaparecido. A professora destacou que a violência que acomete a juventude e as minorias tem a mesma raiz que a violência contra as mulheres.

A professora Dra. Tina Xavier ministrou palestra sobre sua pesquisa a respeito de gênero, sexualidade, violência contra crianças e direitos humanos. Desde o ano de 2010, Tina Xavier desenvolve projetos em escolas públicas municipais de Campo Grande. É líder-coordenadora do GEPSEX (Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero).

Em seguida, quem apresentou a jornalista Vera Daisy Barcellos, ex-presidenta do Sindjor-RS e que faz parte do Instituto de Pesquisa e Intervenção Racial Sempre Mulher, além da ONG Maria Mulher e de sua atuação em diversos veículos da imprensa gaúcha. Estudantes de variados cursos, sobretudo de Jornalismo, lotaram o auditório de Arquitetura para prestigiar o evento, no qual houve distribuição gratuita de adesivos e marca-páginas.

Confira galeria