Falecimento: a ADUFMS-Sindical se solidariza com familiares e amigos do professor Omar Daniel



Nota de pesar publicada pela UFGD. A Assessoria de Comunicação de ADUFMS-Sindical acrescentou a frase introdutória para postar o texto no site da entidade

A ADUFMS-Sindical se solidariza com a família do professor Omar Daniel, falecido na tarde de sábado 1º de novembro. Omar era docente na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Estava hospitalizado há alguns dias, em função de um AVC. O sepultamento ocorreu na tarde de domingo 2.

O professor atuava na UFGD há muitos anos, desde antes do desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e foi, inclusive, diretor do antigo Centro Universitário de Dourados (Ceud).

Apresentamos nossas condolências aos amigos e familiares, em especial sua esposa, a professora Maria do Carmo Brazil, da Faculdade de Educação (Faed-UFGD).

Omar Daniel foi professor titular em Silvicultura. Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983), mestre e doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1988 e 1999), tinha experiência na área de recursos florestais e engenharia florestal, com ênfase em sistemas agroflorestais, atuando principalmente nos temas: sistemas silvipastoris, agrissilvipastoris e agrissilviculturais, silvicultura e sustentabilidade.

O docente tinha publicado diversos capítulos de livros e livros nessas áreas. Em 2009, publicou o livro


Erva-mate: sistema de produção e processamento industrial


pela Editora UFGD. Também tinha várias publicações científicas em revistas especializadas (Qualis) e em eventos técnicos. Orientava bolsistas de Iniciação Científica, de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFGD.

Além da atuação acadêmica e também como conselheiro, extensionista e gestor, sendo um dos coordenadores da elaboração do projeto de criação da UFGD, o professor ainda assessorou a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente nos assuntos relacionados ao meio ambiente e o uso da terra, recebendo da Câmara Municipal de Dourados uma Moção de Congratulação pela avaliação ambiental e de uso da terra da Bacia do Rio Dourados, em 2005. Foi membro da Câmara de Florestas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e integrante da Comissão de Avaliação de cursos de graduação em Agronomia do Ministério da Educação (MEC).