FETEMS APOIA A LUTA DOS/DAS PROFESSORES/AS UNIVERSITÁRIOS/AS


Nota oficial da diretoria da Federação

A diretoria da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), entidade que representa mais de 25 mil trabalhadores em educação do Mato Grosso do Sul, e as diretorias dos 71 sindicatos municipais dos Trabalhadores em Educação afiliados, apoiam e são solidárias à luta dos companheiros, professores das universidades federais, que estão em greve, na maioria das instituições brasileiras, desde o dia 17 de maio, reivindicando a reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho.

A nossa luta é para que o Brasil tenha uma educação pública de qualidade, tanto no ensino básico, como no superior, pois somente assim o nosso país vai alcançar o patamar de desenvolvimento que nós sonhamos.

Consideramos um absurdo a falta de estrutura nas instituições públicas de ensino superior e o fato de que para chegar ao teto da carreira, o professor leva quase 30 anos. Isso é desvalorização profissional de quem batalha dia a dia para formar profissionais capacitados que irão atuar em diversas áreas, contribuindo diretamente com o crescimento do Brasil.

Esperamos que o Ministério do Planejamento avance nas negociações de revisão dos planos de carreira dos professores e que o Ministério da Educação (MEC) intervenha para que tudo seja resolvido rapidamente e nem os professores e universitários sejam prejudicados.

Somos solidários principalmente aos professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), instituições do nosso Estado que merecem mais atenção por parte do poder público, principalmente nos quesitos de condições de trabalho e segurança.