Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados busca valorização das Universidades Federais

O professor Remi Castioni (PROIFES-Sindicato) e diretor de Políticas Educacionais do PROIFES-Federação participou nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, do lançamento da Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados pela Valorização das Universidades Federais, presidida pela deputada Margarida Salomão (PT-MG). Entre os objetivos da Frente estão lutar para que a expansão e a descentralização da Rede ocorram de forma eficaz com aspirações da sociedade; pela valorização da força de trabalho docente; e que os estudantes tenham asseguradas condições de estudos.

Em sua fala, o professor Remi Castioni informou que o PROIFES-Federação está realizando uma discussão nacional para propor uma minuta de regulamentação da autonomia das universidades, e que, após debate com a ANDIFES será encaminhada ao Congresso Nacional.

A importância do papel das universidades federais para o desenvolvimento do País foi ressaltada pela Deputada, também ex-reitora de Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que registrou ainda como fundamental o apoio do Congresso Nacional para a ampliação dos recursos orçamentários, humanos, materiais, tecnológicos e de custeio destinados a elas. A Frente considera a Universidade como principal vértebra do Sistema Nacional do Ensino Superior.

Confira a íntegra da matéria no

site do PROIFES.


PROIFES-Federação