Gestores de hospitais universitários de todas as regiões do país participam de Fórum

Em sua segunda edição, o Fórum dos Superintendentes das Filiais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) reuniu, em Brasília nesta segunda e terça-feira, 7 e 8 de abril, gestores de hospitais universitários federais de todas as regiões do Brasil. Com contrato de gestão com 23 unidades, a empresa realizará o encontro a cada três meses visando discutir ações que melhorem a formação dos acadêmicos e a assistência à saúde prestada à sociedade.

Na abertura do evento, o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, destacou a importância do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) para os avanços na gestão. “Revertemos a curva de deterioração, mas ainda há muito a ser feito. Este é um momento de troca de informações com as várias regiões do país e de grande esforço na busca de soluções para os problemas enfrentados pelos hospitais universitários”, disse.

Representando o ministro da Educação, Henrique Paim, o secretário executivo Luiz Cláudio Costa reforçou o caráter público dos atendimentos prestados nos hospitais geridos pela Ebserh. “Somos 100% SUS, com serviços 100% gratuitos e preservamos a autonomia universitária”, pontuou. Para Luiz Claúdio, a Ebserh veio para entender o que acontece na ponta, enxergar as diferenças regionais e transformar a realidade nesses locais.

Durante o Fórum, também foi lançado o Programa Ebserh de Segurança do Paciente, que estabelece diretrizes para a assistência nos hospitais, em conformidade com as políticas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Para operacionalizar o Programa, um aplicativo de vigilância em saúde e gestão de riscos assistenciais hospitalares foi desenvolvido, o Vigihosp. O primeiro dos três módulos da ferramenta estará disponível para uso dos hospitais filiados ainda em abril.


Superintendentes


Participaram do 2º Fórum de Superintendentes das Filiais Ebserh os superintendentes ou gerentes das seguintes unidades: Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB); Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam); Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HU-UFMS); Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT); Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD); Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI); Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal); Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES-UFBA); Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA); Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC); Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC-UFC); Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA); Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB); Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC-UFPE); Hospital Universitário Doutor Washington Antônio de Barros (HU-Univasf); Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN); Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN); Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN); Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS); Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM); Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes); Hospital das Clínicas de Minas Gerais (HC-UFMG) e Hospital de Clínicas do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).


Assessoria de Comunicação Social Ebserh