Hospitais universitários federais receberão R$ 970 milhões em investimentos

O investimento previsto para os hospitais universitários federais em 2014 será na ordem de R$ 970 milhões. O valor foi aprovado nesta quinta-feira, 3, na primeira reunião do ano do Comitê Gestor do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os investimentos servirão para aquisição de equipamentos, medicamentos, produtos para saúde, além de reformas e ampliações dos hospitais. A primeira parcela de recursos está prevista ainda para o mês de abril.

Os critérios para liberação das verbas também foram aprovados e levarão em conta, entre outros, porte das unidades, número de leitos, taxa de ocupação hospitalar, número de funcionários por leito e a inserção dos hospitais nas redes temáticas do Ministério da Saúde (MS) como: Rede Cegonha, Rede Psicossocial e ações de humanização.

Para o Diretor de Atenção à Saude da Ebserh, Celso Araújo, os investimentos realizados pelo programa nos últimos anos têm transformado a realidade dos hospitais. “Para este ano estão previstos investimentos em obras e reformas, além da aquisição de equipamentos que trarão avanços ainda maiores, primando sempre pela qualidade e segurança do atendimento prestado à população”, afirmou o diretor.


Comitê Gestor

A reunião foi presidida pelo diretor Celso Araújo, como representante do Ministério da Educação (MEC), e contou com os seguintes participantes: Bruno Moretti e Elton Rocha Bicudo, representantes do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG); Ana Paula Cavalcanti, do Ministério da Saúde (MS); Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Mônica Almeida Neri e José Roberto Ferraro, representantes dos hospitais federais; Gisélia Santana Souza e Eliana Dourado, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Almir Fernando Loureiro Fonte, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems); além de diretores e representantes da Ebserh.


Assessoria de Comunicação Social da Ebserh