Inpa abre inscrição para programas de iniciação científica

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abriu, nesta quarta-feira (26), o período de inscrição para o processo seletivo dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); de Apoio à Iniciação Científica (Paic); e de Iniciação Científica Voluntária (PIC). O prazo para candidatar-se a uma das bolsas termina em 10 de abril.

Os programas têm como objetivos proporcionar ao estudante, orientado por um pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Também buscam estimular pesquisadores a orientar estudantes de graduação, iniciando-os na produção do conhecimento científico, tecnológico e artístico cultural. O Pibic é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Paic pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Cada orientador poderá inscrever, no máximo, cinco estudantes. Pesquisadores bolsistas só poderão inscrever um aluno. Os candidatos não contemplados com as bolsas do Pibic e do Paic poderão participar como estudantes do Programa de Iniciação Científica Voluntária do Inpa (PIC), desde que tenham sido classificados no processo.

As bolsas são voltadas a estudantes de cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino superior conveniadas ao Inpa. Eles devem estar matriculados entre o segundo e o penúltimo período. Os programas abrangem as seguintes áreas do conhecimento: ciências exatas, da terra e engenharias; ciências biológicas; ciências agrárias; e ciências humanas e sociais.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou no

edital completo

.


Portal do MEC