Inscrições para a VI Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul seguem abertas






Criança da Comunidade Quilombola Furnas Do Dionísio (Foto: Tania Milene Nugoli)

Do dia 5 ao dia 8 de abril acontece a Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul (RAMS) na UFMS, em Campo Grande, com o tema Povos Tradicionais na Contemporaneidade – Cosmologias e Fronteiras. O evento está na sua sexta edição, e neste ano a conferência de abertura será com a Profa. Dra. Jane Felipe Beltrão, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e vice-presidente da Associação de Antropologia do Brasil (ABA).  O encerramento será com o Prof. Dr. Carlos Alexandre dos Santos, da Universidade de Brasília (UnB).

As inscrições são feitas pelo


site

do evento

e estão abertas desde o dia 20 de janeiro, seguindo até 3 de abril. Para quem deseja submeter resumos de trabalhos para apresentação no evento, comunicação oral e

banner

, o prazo é até o dia 25 de março. Neste caso, há um

edital

para esclarecer acerca dos procedimentos de envio, que deve ser feito pelo

e-mail


[email protected]

. A programação e o cronograma do evento também estão disponíveis no

site do VI RAMS

.

O valor da inscrição é de R$ 20,00 para o público geral, com exceção de graduandos/as, que possuem isenção integral do valor, mediante apresentação do histórico escolar, retirado no sistema do acadêmico/a (no caso da UFMS, o SISCAD, ou sistema da instituição de ensino do/a estudante) ou de qualquer outro comprovante de matrícula. Para quem deseja participar do evento como ouvinte, é possível fazer inscrição gratuita no primeiro dia do evento, por meio da comissão de credenciamento. Os participantes inscritos como ouvintes não recebem o certificado do evento.

Como parte da programação, no VI RAMS haverá mesas de debate, grupos de trabalho, exibição de filme, além da presença do Teatro Imaginário Maracangalha, com a peça “Tekohá – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”, que retrata a trajetória do líder indígena Guarani Ñandeva, Marçal de Souza, assassinado em 1983 em decorrência de conflitos por terra no estado.

As oficinas também fazem parte da programação e acontecerão no primeiro dia do evento, 5 de abril, das 14h30 às 17h, na Unidade VI. Com previsão de duração de duas horas e meia, as temáticas serão: “Antropologia e indigenismo alternativo”, “Antropologia da Política: como estudar?”, “Comunidades Quilombolas em Mato Grosso do Sul”, “Discussões histórico-antropológico sobre gênero e corpo”, “Escritos antropológicos sobre religiões afro-brasileiras”, “Olhares antropológicos para o meio ambiente”, “Trabalho antropológico com e sobre crianças” e “Velhas teorias, novas Antropologias – possíveis diálogos”.



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato