Jornal divulga avaliação de universidades brasileiras

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ficou em 32º lugar no RUF (Ranking Universitário Folha) 2013, divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo no último dia 9 de setembro. A publicação avaliou 192 instituições reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação. A UFMS subiu duas posições nessa segunda edição do RUF e é a melhor colocada entre as cinco universidades de Mato Grosso do Sul que apareceram no ranking.

Na publicação, três instituições públicas estão à frente de duas particulares do Estado. Em seguida da UFMS aparece a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em 85º lugar no ranking nacional. A terceira universidade pública do Estado na lista é a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), no 112º lugar.

As únicas universidades privadas de Mato Grosso do Sul que constam na lista são a Uniderp Anhanguera, na 108ª posição nacional, e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que ficou na 121ª colocação. No ano passado, a UCDB aparecia na 117ª colocação e a Uniderp no 123º lugar.

Em sua segunda edição, o RUF manteve a filosofia e aperfeiçoou a metodologia para contemplar duas grandes áreas de interesse: a produção científica e a graduação, calcada na avaliação da qualidade de ensino e na ressonância da instituição no mercado de trabalho.

De acordo com a publicação, no total, são avaliados 5 indicadores, subdivididos em 16 subindicadores, que geram rankings independentes e podem ser consultados separadamente. As áreas pesquisadas são: ensino, pesquisa, internacionalização, inovação e inserção no mercado de trabalho.

O ranking também avalia as melhores instituições de ensino superior nos 30 cursos com mais matriculados no Brasil, como administração, direito e medicina.


Brasil –

As cinco melhores universidade do país, de acordo com a pesquisa, são a USP (Universidade de São Paulo), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e para fechar a lista a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A pesquisa completa pode ser acessada

aqui

.



Campo Grande News e Correio do Estado